06/10/2022

Você não vai pegar covid ou gripe tocando em coisas - provavelmente

Redação do Diário da Saúde
Você não vai pegar covid ou gripe tocando em coisas - provavelmente
Esqueça o álcool em gel; a substância do momento é o trietilenoglicol.
[Imagem: Rutgers University]

Vírus vêm pelo ar

Nos estágios iniciais da pandemia de covid-19, médicos e cientistas acreditavam que o coronavírus estava em toda parte - nas telas dos nossos celulares, em nossas correspondências, nas maçanetas e corrimãos, e até agarrado às nossas embalagens de alimentos.

Mas ele não estava.

Apesar das orientações de saúde pública sugerirem que as superfícies fossem desinfectadas para impedir a propagação da covid-19, não se documentou uma transmissão significativa do vírus através de superfícies e objetos inanimados, o que os microbiologistas chamam de "fômites".

Tal como acontece com todos os vírus respiratórios - da gripe ao resfriado comum - a transmissão foi e permanece quase exclusivamente se dando por via aérea.

O professor Emanuel Goldman, da Universidade Rutgers (EUA), foi um dos primeiros cientistas a desafiar essas recomendações, alertando que o que ele chama de "teatro da higiene" - a desinfecção excessivamente zelosa de superfícies - havia-se tornado contraproducente para a saúde pública. Em abril de 2021, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) dos EUA concordaram.

Trietilenoglicol contra vírus

O professor Goldman está mais uma vez disparando o alarme sobre o controle dos vírus.

Seu trabalho mais recente aprofundou-se nas falhas dos testes de laboratório, apontando um caminho mais eficaz para sairmos da pandemia do que passar álcool em gel em tudo.

"Vírus respiratórios, como o da covid-19 e da gripe, se espalham principalmente em ambientes fechados, por isso precisamos de um reagente seguro para matar vírus que possa ser pré-implantado em espaços ocupados. Acontece que já temos um.

"O trietilenoglicol (TEG) é um desinfetante de ar que demonstrou ser seguro para os seres humanos respirarem em baixas concentrações. Também se descobriu que ele mata os vírus em superfícies e no ar mesmo nessas baixas concentrações. Dada a ciência, as agências reguladoras devem acelerar a aprovação de tratamentos de ar baseados em TEG," defendeu Goldman.

Lave as mãos

E sobre a gripe? Será que já não é tão mais importante ficar lavando sempre as mãos?

"O que descobrimos com a pandemia de covid-19 é que a gripe também é transmitida pelo ar. Durante o primeiro ano da covid-19, quando todo mundo estava usando máscaras, a taxa de infecção por influenza caiu para quase zero. Se a gripe fosse transmitida por fômites, isso não teria acontecido.

"É claro que os vírus respiratórios não são as únicas coisas ruins do mundo. Existem outras doenças bacterianas e virais que você pode pegar nas superfícies. Nossas mães nos ensinaram que, se você for preparar comida, lave as mãos. Depois de ir ao banheiro, lave as mãos. E se tocar em algo sujo, lave as mãos. Não precisávamos da covid-19 para aprendermos isso. Portanto, a resposta à pergunta é: 'Não, não devemos parar de lavar as mãos'," concluiu o Dr. Goldman.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Higher Concentrations of Bacterial Enveloped Virus Phi6 Can Protect the Virus from Environmental Decay
Autores: Ronald Bangiyev, Maxim Chudaev, Donald W. Schaffner, Emanuel Goldman
Publicação: Applied and Environmental Microbiology
DOI: 10.1128/AEM.01371-21
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Vírus

Sistema Respiratório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.