26/10/2022

Cientistas fabricam vasos sanguíneos quase vivos

Redação do Diário da Saúde
Cientistas fabricam vasos sanguíneos
Impressão artística dos vasos sanguíneos quase naturais, que se entrelaçam com as células do corpo.
[Imagem: Ziyu Wang/Ella Maru Studio]

Artificial, mas quase vivo

Uma nova tecnologia está permitindo a fabricação de materiais que imitam a estrutura dos vasos sanguíneos vivos, um sonho de longa data da medicina.

O novo material imita os vasos sanguíneos reais tão bem que pode mudar drasticamente as cirurgias e os tratamentos para inúmeras condições com risco de vida.

Os primeiros testes pré-clínicos - feitos em cobaias - demonstraram que, após o transplante do vaso sanguíneo artificial, o corpo dos animais não rejeitou o material, com novas células e tecidos crescendo nos lugares certos.

Em essência, o material sintético foi incorporado pelo corpo, transformando-se em um "vaso sanguíneo vivo".

"Ao longo do tempo, a natureza converte este tubo artificial em um que se parece, se comporta e funciona como um vaso sanguíneo real," disse o professor Anthony Weiss, da Universidade de Sidney (Austrália).

"A capacidade da tecnologia de recriar a estrutura complexa dos tecidos biológicos mostra que ela tem potencial não apenas para fabricar vasos sanguíneos para auxiliar em cirurgias, mas também prepara o cenário para a futura criação de outros tecidos sintéticos, como válvulas cardíacas," acrescentou.

Cientistas fabricam vasos sanguíneos
Detalhe da estrutura do material usado para construir os vasos sanguíneos quase naturais.
[Imagem: Ziyu Wang et al. - 10.1002/adma.202205614]

Vasos sanguíneos sintéticos

Já existem vasos sanguíneos artificiais, mas eles duram pouco tempo, exigindo novas cirurgias para substituição. Ao se desenvolver como um vaso sanguíneo "vivo", este novo material pode resolver esses problemas, embora os testes de longa duração ainda estejam em andamento.

O salto de qualidade da nova tecnologia de fabricação consiste em imitar uma série de anéis concêntricos de elastina que formam as paredes das veias e artérias naturais - a elastina é uma proteína que dá elasticidade e a capacidade de esticar aos vasos sanguíneos. Isso é importante porque os vasos sanguíneos precisam se expandir e se contrair continuamente com o fluxo sanguíneo.

"Atualmente, quando as crianças sofrem de um vaso anormal, os cirurgiões não têm escolha a não ser usar vasos sintéticos, que funcionam bem por um curto período de tempo, mas inevitavelmente as crianças precisam de cirurgias adicionais à medida que crescem. Esta nova tecnologia fornece a fundação para a fabricação de vasos sanguíneos que continuam a crescer e se desenvolver ao longo do tempo," disse Christopher Breuer, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Rapid regeneration of a neoartery with elastic lamellae
Autores: Ziyu Wang, Suzanne M. Mithieux, Howard Vindin, Yiwei Wang, Miao Zhang, Linyang Liu, Jacob Zbinden, Kevin M. Blum, Tai Yi, Yuichi Matsuzaki, Farshad Oveissi, Reyda Akdemir, Karen M. Lockley, Lingyue Zhang, Ke Ma, Juan Guan, Anna Waterhouse, Nguyen T. H. Pham, Brian S. Hawkett, Toshiharu Shinoka, Christopher K. Breuer, Anthony S. Weiss
Publicação: Advanced Materials
DOI: 10.1002/adma.202205614
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Biotecnologia

Sistema Circulatório

Cirurgias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.