28/11/2022

Um pouco estresse é bom para você e melhora sua memória

Redação do Diário da Saúde

Estresse do bem

Embora o estresse crônico esteja associado a uma ampla gama de problemas de saúde física e mental, vários estudos têm mostrado que um nível moderado de estresse pode ser produtivo - é até mesmo possível domar o estresse e tirar proveito dele.

Isto acaba de ser confirmado por Assaf Oshri e colegas da Universidade da Geórgia (EUA).

Oshri demonstrou que níveis baixos a moderados de estresse melhoram a memória de trabalho, as informações de curto prazo que as pessoas usam para concluir tarefas cotidianas, como lembrar o número do telefone de alguém ou lembrar instruções sobre como chegar a um local.

Usando imagens de ressonância magnética de mais de 1.000 pessoas de diversas origens raciais e étnicas, a equipe demonstrou como o estresse baixo a moderado pode fazer com que as partes do cérebro que controlam a memória de trabalho façam seu trabalho com mais eficácia.

Os resultados mostram que os voluntários que relataram níveis de estresse baixos a moderados tinham maior atividade nas partes do cérebro que envolvem a memória de trabalho, enquanto os participantes que disseram ter experimentado altos níveis crônicos de estresse mostraram um declínio nessas mesmas áreas.

Talvez sem surpresa, os participantes que disseram ter mais apoio de suas famílias e amigos pareciam mais capazes de lidar com níveis de estresse baixos a moderados de maneira saudável.

"Você precisa ter os recursos certos para ser fortalecido pela adversidade e pelo estresse," disse Oshri. "Para algumas pessoas, ser exposto à adversidade é uma coisa boa. Mas para outras, talvez não. É possível que você possa suportar mais estresse se tiver uma comunidade ou família de apoio."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Low-to-moderate level of perceived stress strengthens working memory: Testing the hormesis hypothesis through neural activation
Autores: Assaf Oshri, Zehua Cui, Max M. Owens, Cory A. Carvalho, Lawrence Sweet
Publicação: Neuropsychologia
Vol.: 176, 108354
DOI: 10.1016/j.neuropsychologia.2022.108354
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Memória

Concentração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.