09/12/2022

Terapia a laser melhora memória de curto prazo

Redação do Diário da Saúde
Terapia a laser melhora memória de curto prazo
A técnica será útil para pacientes com TDAH e outros problemas de atenção e concentração.
[Imagem: Chenguang Zhao - 10.1126/sciadv.abq3211]

Fotobiomodulação transcraniana

A terapia com luz laser, já largamente usada contra dores, sobretudo pelos dentistas, demonstrou ser eficaz também na melhoria da memória de curto prazo.

Cientistas das universidades de Birmingham (Reino Unido) e Normal de Pequim (China) demonstraram que a fototerapia superficial - não-invasiva- pode melhorar a memória de curto prazo ou memória de trabalho em até 25%.

O tratamento, chamado fotobiomodulação transcraniana, é aplicado a uma área do cérebro conhecida como córtex pré-frontal direito. Esta área é amplamente reconhecida como importante para a memória de trabalho.

Em seu experimento, a equipe mostrou como a memória de trabalho melhorou entre os participantes da pesquisa após alguns minutos de tratamento. Eles também foram capazes de rastrear as mudanças na atividade cerebral usando monitoramento por eletroencefalograma (EEG) durante o tratamento e os testes.

Estudos anteriores já haviam demonstrado em animais de laboratório que o tratamento com luz laser melhora a memória de trabalho, enquanto estudos em humanos haviam mostrado que o tratamento com fotobiomodulação transcraniana pode melhorar a precisão, acelerar o tempo de reação e melhorar funções de alta ordem, como atenção e emoção.

Mas este é o primeiro estudo a confirmar uma ligação entre a técnica a laser e a memória de trabalho em seres humanos.

Terapia a laser para memória

Durante o experimento, os voluntários que receberam outras variações de tratamento conseguiram lembrar entre 3 e 4 dos objetos de teste. Aqueles com o tratamento a laser foram capazes de lembrar entre 4 e 5 objetos.

A equipe acredita que esta é uma melhoria suficiente para tratar algumas condições médicas.

"Pessoas com condições como TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) ou outras condições relacionadas à atenção podem se beneficiar desse tipo de tratamento, que é seguro, simples e não invasivo, sem efeitos colaterais," disse o Dr. Dongwei Li.

Os pesquisadores ainda não sabem exatamente por que o tratamento resulta em efeitos positivos na memória de trabalho, nem quanto tempo os efeitos vão durar, por isso eles estão planejando outros experimentos para investigar esses aspectos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Transcranial photobiomodulation enhances visual working memory capacity in humans.
Autores: Chenguang Zhao, Dongwei Li, Yuanjun Kong, Hongyu Liu, Yiqing Hu, Haijing Niu, Ole Jensen, Xiaoli Li, Hanli Liu, Yan Song
Publicação: Science Advances
Vol.: 8, Issue 48
DOI: 10.1126/sciadv.abq3211
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Memória

Fotônica

Terapias Alternativas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.