09/12/2022

Tatuagem eletrônica lê sua mão e diz se você está estressado

Redação do Diário da Saúde
Tatuagem eletrônica pode dizer se você está estressado
A e-tatuagem será útil para monitorar tratamentos e terapias psicológicas.
[Imagem: Hongwoo Jang et al. - 10.1038/s41467-022-34406-2]

Detecção de atividade eletrodérmica

Se alguém lhe pedir para ler suas mãos, talvez seja melhor encontrar um meio mais produtivo de lidar com o seu futuro.

Apesar disso, as palmas das nossas mãos de fato nos dizem muito sobre nosso estado emocional, tendendo a se molhar quando as pessoas estão nervosas. Essa reação é usada para medir o estresse emocional e ajudar pessoas com problemas de saúde mental.

Mas você não consegue "ler" isso, e os aparelhos que conseguem são grandes, não muito confiáveis e incômodos de se usar no dia a dia - a leitura dos sinais de estresse nas mãos é conhecida como detecção de atividade eletrodérmica.

Agora, pesquisadores das universidades do Texas em Austin e A&M (EUA) tiraram proveito da emergente tecnologia de tatuagem eletrônica (e-tatuagem) para viabilizar esse tipo de monitoramento.

A equipe criou uma tatuagem eletrônica baseada em grafeno para ser colada na palma da mão. Ela é quase invisível e se conecta a um relógio inteligente, que funciona como leitor das informações.

"Ela é tão discreta que as pessoas às vezes esquecem que as estão usando, reduzindo o estigma social de usar esses dispositivos em lugares tão proeminentes do corpo," disse a professora Nanshu Lu, líder do projeto.

Sensor de grafeno

O grafeno tem sido o material favorito para a criação de sensores por ser fino e medir bem o potencial elétrico do corpo humano, levando a leituras muito precisas.

Mas esses materiais ultrafinos não suportam muita tensão, o que torna desafiador aplicá-los em partes do corpo que incluem muito movimento, como a palma da mão ou o punho.

A solução da equipe conseguiu não apenas dar robustez ao sensor, como também permitiu transmitir os sinais para um circuito rígido - neste caso, um relógio inteligente disponível comercialmente -, criando uma configuração ambulatorial, que funciona fora do laboratório.

A equipe usou uma fita em forma de serpentina que tem duas camadas de grafeno e ouro parcialmente sobrepostas. Ao serpentear, a fita pode lidar com a tensão mecânica que vem com os movimentos da mão para atividades diárias, como segurar o volante enquanto dirige, abrir portas, correr, etc. E também funciona como antena para transmitir os sinais.

A principal aplicação da tatuagem eletrônica medidora de estresse será no monitoramento dos tratamentos e terapias voltadas a pessoas com diversos problemas de saúde mental e comportamento.

"Você quer saber se as pessoas estão respondendo a esses tratamentos. Isso os está ajudando? Hoje é difícil responder isso," disse Lu.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Graphene e-tattoos for unobstructive ambulatory electrodermal activity sensing on the palm enabled by heterogeneous serpentine ribbons
Autores: Hongwoo Jang, Kaan Sel, Eunbin Kim, Sangjun Kim, Xiangxing Yang, Seungmin Kang, Kyoung-Ho Ha, Rebecca Wang, Yifan Rao, Roozbeh Jafari, Nanshu Lu 
Publicação: Nature Communications
Vol.: 13, Article number: 6604
DOI: 10.1038/s41467-022-34406-2
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sensores

Cuidados com a Pele

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.