26/03/2024

Spray nasal dá resultados promissores contra apneia do sono

Redação do Diário da Saúde
Spray nasal dá resultados promissores contra apneia obstrutiva do sono
A apneia obstrutiva não apenas atrapalha o sono, ela está associada a uma série de eventos graves.
[Imagem: Flinders University]

Spray contra apneia

Um ensaio clínico realizado na Austrália demonstrou que um spray nasal aplicado antes de dormir pode reduzir a gravidade da apneia do sono e ainda diminuir a pressão arterial.

O objetivo do estudo era determinar os efeitos de um novo spray nasal bloqueador dos canais de potássio na gravidade da apneia do sono, e investigar a potencial influência de diferentes abordagens respiratórias - como respiração restrita somente nasal - e as características fisiológicas das pessoas que apresentassem uma resposta favorável.

"Os bloqueadores dos canais de potássio são uma classe de medicamentos que bloqueiam os canais de potássio no sistema nervoso central. Quando usados em spray nasal, os bloqueadores têm o potencial de aumentar a atividade dos músculos que mantêm as vias aéreas superiores abertas e reduzir a probabilidade de colapso da garganta durante o sono," explicou o Dr. Amal Osman, da Universidade Flinders.

Usando um estudo randomizado e cego, 10 pessoas com apneia obstrutiva do sono receberam o spray nasal bloqueador de potássio, um spray nasal placebo ou o spray nasal de potássio em combinação com respiração restrita "somente nasal".

Sete em cada 10 pessoas responderam ao spray nasal bloqueador dos canais de potássio, mostrando uma redução na frequência de episódios de colapso das vias aéreas superiores durante o sono e redução da pressão arterial na manhã seguinte. O uso do spray com respiração restrita não melhorou a qualidade do sono dos participantes deste estudo.

Apneia obstrutiva do sono

Conforme explica o professor Danny Eckert, membro da equipe que fez o estudo, a apneia obstrutiva do sono é um distúrbio do sono em que os músculos da parte posterior da garganta relaxam e as vias aéreas superiores se estreitam ou colapsam, restringindo a ingestão de oxigênio e fazendo com que as pessoas acordem repetidamente durante a noite.

"Ela tem sido associada a uma variedade de condições médicas, incluindo doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, obesidade, diabetes, ansiedade e depressão. As opções de tratamento são limitadas e, embora as máquinas de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) sejam um tratamento comprovado para a apneia obstrutiva do sono, cerca de 50% das pessoas têm dificuldade em tolerá-las," disse Eckert.

Hoje ainda não existem medicamentos aprovados para tratamento da apneia do sono, de modo que as conclusões deste ano trazem uma esperança para as pessoas que convivem com a condição.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A novel TASK channel antagonist nasal spray reduces sleep apnea severity in physiological responders: a randomized, blinded, trial
Autores: Amal M. Osman, Barbara Toson, Ganesh R. Naik, Sutapa Mukherjee, Martina Delbeck, Michael Hahn, Thomas Muller, Gerrit Weimann, Danny J. Eckert
Publicação: The Journal of Heart and Circulatory Physiology
Vol.: 326Issue 3, Pages H715-H723
DOI: 10.1152/ajpheart.00541.2023
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Medicamentos

Sistema Respiratório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.