15/03/2024

Sistema imunológico do fígado come o colesterol ruim

Redação do Diário da Saúde
Sistema imunológico do fígado come o colesterol ruim
Não foram as células típicas do fígado que responderam, mas um tipo de célula imunológica chamada células de Kupffer.
[Imagem: Lakshmiraman Oza/Pixabay]

Fígado contra o colesterol

Quando a aterosclerose ataca, a resposta do nosso corpo começa no fígado.

É o que descobriram Giada Di Nunzio e colegas do Instituto Karolinska (Suécia), ao constatar que as células imunológicas do fígado reagem aos níveis elevados de colesterol e "comem" o excesso de colesterol que, de outra forma, pode causar danos às artérias.

O colesterol é um tipo de gordura essencial para muitas funções do corpo, como a produção de hormônios e das membranas celulares. No entanto, o excesso de colesterol no sangue pode ser prejudicial, podendo aderir às paredes das artérias e formar placas que estreitam ou bloqueiam o fluxo sanguíneo. Isto resulta em doença cardiovascular aterosclerótica, a principal causa subjacente de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, e a principal causa de morte em todo o mundo.

Os pesquisadores queriam entender especificamente como diferentes tecidos do corpo reagem aos altos níveis de LDL, também chamado de "colesterol ruim". Para testar isso, eles criaram um sistema onde poderiam aumentar rapidamente o colesterol no sangue de camundongos.

"Essencialmente, queríamos detonar uma bomba de colesterol e ver o que aconteceria a seguir. Descobrimos que o fígado respondeu quase imediatamente e removeu parte do excesso de colesterol," disse o professor Stephen Malin.

No entanto, não foram as células típicas do fígado que responderam, mas um tipo de célula imunológica chamada células de Kupffer, conhecidas por reconhecer substâncias estranhas ou prejudiciais e consumi-las. A descoberta feita em camundongos também foi validada em amostras de tecidos humanos.

"Ficamos surpresos ao ver que o fígado parece ser a primeira linha de defesa contra o excesso de colesterol e que foram as células de Kupffer que fizeram o trabalho," disse Malin. "Isso mostra que o sistema imunológico do fígado é um participante ativo na regulação dos níveis de colesterol e sugere que a aterosclerose é uma doença sistêmica que afeta vários órgãos e não apenas as artérias."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Kupffer cells dictate hepatic responses to the atherogenic dyslipidemic insult
Autores: Giada Di Nunzio, Sanna Hellberg, Yuyang Zhang, Osman Ahmed, Jiawen Wang, Xueming Zhang, Hanna M. Björck, Veronika Chizh, Ruby Schipper, Hanna Aulin, Roy Francis, Linn Fagerberg, Anton Gisterå, Jari Metso, Valentina Manfé, Anders Franco-Cereceda, Per Eriksson, Matti Jauhiainen, Carolina E. Hagberg, Peder S. Olofsson, Stephen G. Malin
Publicação: Nature Cardiovascular Research
DOI: 10.1038/s44161-024-00448-6
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Circulatório

Coração

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.