10/05/2023

Sim, você pode descrever uma sensação sem senti-la primeiro

Redação do Diário da Saúde
Sim, você pode descrever uma sensação sem senti-la primeiro
O experimento resolve um debate de longa data entre os cientistas.
[Imagem: Peter Schmidt/Pixabay]

Metáforas são linguísticas, não sensoriais

Linguistas e neurocientistas há muito consideram que a somatossensação - toque, dor, pressão, temperatura e propriocepção, ou a sensação de onde seu corpo está orientado no espaço - é fundamental para a compreensão de metáforas que têm a ver com sensações táteis.

Segundo essa linha de pensamento, compreender expressões como "Ela está passando por um momento duro" ou "Aquele é um professor rígido" requerem experiências anteriores com essas sensações (dureza e rigidez) para estender seu significado às metáforas.

Mas não foi isso o que constataram Jacob Phillips e colegas da Universidade de Michigan (EUA).

Fazendo testes com um indivíduo único, eles comprovaram que você pode compreender e usar linguagem e metáforas táteis sem depender de experiências sensoriais anteriores - em resumo, metáforas são entendidas apenas linguisticamente, sem qualquer dependência dos sentidos.

Pessoa sem sensações

A pessoa que ajudou a comprovar isto é Kim, uma mulher que nasceu sem somatossensação: Ela não tem fibras nervosas sensoriais para sentir seu corpo. Isso inclui a propriocepção, de modo que ela não consegue andar ou ficar em pé sozinha devido à dificuldade de manter o equilíbrio.

Como Kim não consegue perceber sensações táteis, ela conta com outros sentidos para perceber o mundo. Por exemplo, para determinar a dureza de um objeto, ela ouve que tipo de som ele faz quando o atinge contra uma superfície. Ela se baseia em dicas visuais para determinar as texturas, mas como nunca experimentou essas sensações diretamente, ela não tem memórias ou experiências armazenadas para se referir mais tarde ao usar a linguagem e as metáforas.

No entanto, em um teste que pedia a ela e a outros voluntários com sensações normais que selecionassem a melhor expressão sensorial para completar uma frase, Kim se saiu tão bem quanto as pessoas com somatossensação típica.

Em testes envolvendo frases como "Fez uma negociação dura", "Respondeu de modo áspero", "Errou o alvo" ou "Caiu na cama", Kim saiu-se tão bem ou até melhor do que os controles.

"Agora temos dados para mostrar qual lado do debate está correto, e isso significa que você não precisa ter experiência somatossensorial. Isso abre portas para realmente entender como essas coisas são adquiridas, como elas mudam e como são usadas para todos os tipos de coisas," concluiu a professora Peggy Mason, coordenadora da pesquisa.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The unembodied metaphor: comprehension and production of tactile metaphors without somatosensation
Autores: Jacob B. Phillips, Lenore A. Grenoble, Peggy Mason
Publicação: Frontiers in Communication
DOI: 10.3389/fcomm.2023.1144018
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Neurociências

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.