13/10/2022

Sensores tecidos estilizados em camisetas e máscaras faciais

Redação do Diário da Saúde
Sensores vestíveis estilizados em camisetas e máscaras faciais
A equipe já está procurando parceiros na indústria para colocar os sensores no mercado.
[Imagem: Fahad Alshabouna et al. - 10.1016/j.mattod.2022.07.015]

Sensores tecidos

Sensores de baixo custo que monitoram a respiração, a frequência cardíaca e gases exalados pelo ser humano agora já podem ser incorporados em camisetas e máscaras faciais.

As aplicações potenciais dessa assim chamada "eletrônica de vestir" variam desde o monitoramento de exercícios físicos, do sono e do estresse, até o diagnóstico e monitoramento de doenças, tudo por meio da respiração e dos sinais vitais.

Tecidos a partir de um novo fio condutor à base de algodão, chamado pecotex, os sensores também são baratos: Pouco mais de R$ 0,50 por metro de linha, que é suficiente para integrar perfeitamente mais de dez sensores nas roupas.

"O meio flexível das roupas significa que nossos sensores têm uma ampla gama de aplicações. Eles também são relativamente fáceis de produzir, o que significa que podemos ampliar a fabricação e inaugurar uma nova geração de tecnologias vestíveis em roupas," disse Fahad Alshabouna, do Imperial College de Londres (Reino Unido).

Para demonstrar a tecnologia, a equipe bordou os sensores em uma máscara facial para monitorar a respiração, em uma camiseta para monitorar a atividade cardíaca e em tecidos comuns para monitorar gases como amônia, um componente da respiração que pode ser usado para rastrear a função hepática e renal.

"As aplicações potenciais futuras incluem diagnóstico, tratamento e monitoramento de doenças, monitoramento do corpo durante os exercícios físicos, sono e estresse, e uso em baterias, aquecedores, roupas antiestáticas," exemplificou Fahad.

E a equipe já tem planos para explorar novas áreas de aplicação, como armazenamento e coleta de energia e detecção bioquímica. E também está procurando parceiros na indústria para iniciar a comercialização dos seus sensores de vestir.

Checagem com artigo científico:

Artigo: PEDOT:PSS-Modified Cotton Conductive Thread for Mass Manufacturing of Textile-Based Electrical Wearable Sensors by Computerized Embroidery
Autores: Fahad Alshabouna, Hong Seok Lee, Giandrin Barandun, Ellasia Tan, Yasin Cotur, Tarek Asfour, Laura Gonzalez-Macia, Philip Coatsworth, Estefania Núnez-Bajo, Ji-Seon Kim, Firat Guder
Publicação: Materials Today
DOI: 10.1016/j.mattod.2022.07.015
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sensores

Prevenção

Tratamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.