11/10/2017

São Paulo registra mais de 500 casos de hepatite A

Com informações da Agência Brasil

Surto na capital

O número de casos de hepatite A cresceu mais de 700% na cidade de São Paulo este ano.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 16 de setembro, foram feitas 517 notificações da doença, com duas mortes.

No ano passado, houve 64 registros e nenhuma morte. De acordo com a secretaria, a maior parte dos casos ocorreu com homens com idade entre 18 e 39 anos (80% do total). Dos 517 casos da doença registrados na capital paulista, 452 eram do sexo masculino, sendo 415 na faixa etária entre 18 e 39 anos.

Quase metade dos casos (237 registros) de hepatite A na cidade foi por contato sexual desprotegido. Já o contato com água ou alimentos contaminados foi responsável por 53 casos.

A cidade de São Paulo respondeu por mais de 90% dos casos notificados em todo o estado, mas ainda não há dados estaduais para o período completo contabilizado na capital - até agosto, em todo o estado, foram contabilizados 394 casos de hepatite A, portanto menos do que os registros apenas na capital até setembro, contra 154 casos no ano passado.

Hepatite A

A hepatite A é uma doença viral que provoca febre e infecção no fígado e ocorre com frequência em locais com precárias condições de higiene e saneamento básico, atingindo, nestes casos, principalmente crianças.

Nas regiões com melhores condições sanitárias, no entanto, a doença tende a acometer faixas etárias mais altas, nos quais a infecção pode ser grave e sintomática geralmente associada a febre, urina escura e pele e olhos amarelados.

Para evitar o contágio, recomenda-se o uso de camisinha nas relações sexuais, lavar as mãos e as regiões genital e anal antes e após o sexo, consumir água potável e lavar as mãos antes de preparar ou comer alimentos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Saúde Pública

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.