02/01/2024

Respiração é o elo que faltava entre o sono e a memória

Redação do Diário da Saúde

Memória e sono

Sabemos que o sono é importante para fixar nossas memórias, mas como as memórias são consolidadas durante o sono?

Em 2021, pesquisadores da Universidade Ludwig-Maximilians (Alemanha) descobriram haver uma relação direta entre o surgimento de certos padrões de atividade cerebral relacionados ao sono e a reativação de conteúdos de memória. Contudo, os experimentos não deixaram claro se esses ritmos são orquestrados por um "marcapasso" cerebral central.

Para dirimir as dúvidas, eles se juntaram a colegas especialistas do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano (Alemanha) e da Universidade de Oxford (Reino Unido), e aplicaram novas técnicas para reanalisar os dados.

Os resultados não se fizeram esperar: A respiração é o marcapasso que dita os ritmos cerebrais que regulam a conexão entre sono e memória. "Ou seja, nossa respiração influencia a forma como as memórias são consolidadas durante o sono," resumiu o professor Thomas Schreiner, coordenador da pesquisa.

Respiração é o elo que faltava entre o sono e a memória
Uma região do cérebro ensina a outra durante o sono.
[Imagem: Dhairyya Singh et al. - 10.1073/pnas.2123432119]

Processos de aprendizagem

No estudo original, os pesquisadores mostraram 120 imagens a 20 participantes ao longo de duas sessões em um laboratório de sono. Todas as imagens estavam associadas a determinadas palavras. Em seguida, os participantes dormiram cerca de duas horas e, ao acordarem, responderam questões sobre as associações entre imagens e palavras. Durante todo o período de aprendizagem e sono, a atividade cerebral foi registrada por meio de EEG, juntamente com a respiração.

Os pesquisadores descobriram que conteúdos previamente aprendidos eram reativados espontaneamente pelo cérebro adormecido durante a presença das chamadas oscilações lentas e fusos do sono (fases curtas de aumento da atividade cerebral). "A precisão do acoplamento destes ritmos cerebrais relacionados com o sono aumenta desde a infância até a adolescência e depois diminui novamente durante o envelhecimento," lembra Schreiner.

Respiração e atividade cerebral estão ligadas

Como a frequência respiratória também muda com a idade, os pesquisadores reanalisaram agora os dados em relação à respiração e conseguiram estabelecer uma conexão entre eles.

"Nossos resultados mostram que nossa respiração e o surgimento de padrões característicos de oscilação lenta e fuso estão ligados," contou Schreiner. "Embora outros estudos já tenham estabelecido uma ligação entre a respiração e a cognição durante a vigília, o nosso trabalho deixa claro que a respiração também é importante para o processamento da memória durante o sono."

Os idosos muitas vezes sofrem de distúrbios do sono, distúrbios respiratórios e declínio da função de memória. Por isso a equipe planeja investigar mais aprofundadamente se existem ligações entre esses fenômenos e se intervenções como o uso de máscaras CPAP (sigla em inglês para Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas), que já são utilizadas para tratar a apneia do sono, fazem sentido do ponto de vista cognitivo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Respiration modulates sleep oscillations and memory reactivation in humans
Autores: Thomas Schreiner, Marit Petzka, Tobias Staudigl, Bernhard P. Staresina
Publicação: Nature Communications
Vol.: 14, Article number: 8351
DOI: 10.1038/s41467-023-43450-5
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Memória

Sono

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.