26/03/2024

Estamos medindo a felicidade de forma errada

Redação do Diário da Saúde
Relatório Mundial da Felicidade: Por que podemos estar medindo a felicidade de forma errada
A Escada Cantril não parece ser uma métrica capaz de aferir o nível de felicidade.
[Imagem: Cdd20/Pixabay]

Indicador de felicidade

O surgimento de pesquisas como o Relatório Mundial sobre a Felicidade e indicadores como a Felicidade Interna Bruta (FIB), têm-nos mostrado que a felicidade está aumentando em todo o mundo.

Mas talvez esses indicadores não estejam medindo realmente o que esperamos. Uma pesquisa mais detalhada descobriu que a pergunta que é feita para saber se as pessoas são felizes na verdade está captando sinais de empoderamento e de riqueza, e não de felicidade.

A questão central do Relatório Mundial da Felicidade é conhecida como A Escada Cantril: "Por favor, imagine uma escada com degraus numerados de 0 na parte inferior a 10 na parte superior. O topo da escada representa a melhor vida possível para você e a parte inferior da escada representa a pior vida possível para você. Em que degrau da escada você diria que se sente pessoalmente neste momento?

Um novo estudo experimental, envolvendo 1.500 adultos no Reino Unido, foi mais a fundo e examinou como as pessoas realmente interpretam essa questão. Os resultados mostram que ela mais frequentemente traz à mente conceitos de riqueza e poder, ou seja, pode não ser assim - situando-nos em uma escada que indique uma vida melhor - que a maioria de nós definiria felicidade e bem-estar.

Quando os pesquisadores ajustaram a questão de Cantril, por exemplo substituindo "a melhor vida possível" por "a vida mais harmoniosa", os resultados se alteraram, fazendo com que os voluntários pensassem menos em poder e riqueza.

O que é felicidade para você?

Outras pesquisas já haviam mostrado que a Escada Cantril reflete os níveis de renda e o status social das pessoas em um grau maior do que outras métricas de bem-estar. O resultado deste novo estudo acrescenta mais evidências de que talvez a pergunta simples, mas poderosa, possa ser complementada no futuro.

"O nosso estudo foi realizado exclusivamente no Reino Unido, por isso é claro que esta pesquisa também deve ser realizada noutros países, dada a natureza global deste tópico. No entanto, os nossos resultados indicam que não estamos necessariamente medindo a felicidade e o bem-estar num contexto global de um modo que esteja de acordo com a forma como realmente definimos esses conceitos em nossas vidas. Isso merece uma exploração mais aprofundada. É particularmente relevante entender como as pessoas interpretam as questões de felicidade, uma vez que o quão feliz alguém é e como elas definem a felicidade não podem ser determinados por um pesquisador, mas pelas próprias pessoas," disse August Nilsson, da Universidade de Lund (Suécia).

Checagem com artigo científico:

Artigo: The Cantril Ladder elicits thoughts about power and wealth
Autores: August Hakan Nilsson, Johannes C. Eichstaedt, Tim Lomas, Andrew Schwartz, Oscar Kjell
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 14, Article number: 2642
DOI: 10.1038/s41598-024-52939-y
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Qualidade de Vida

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.