25/03/2024

Quando uma equipe é menor que a soma de suas partes

Redação do Diário da Saúde
Quando uma equipe é menor que a soma de suas partes
Você sabia que equipes também entram em estado de fluxo?
[Imagem: Haneen Shehata/TUT]

Indivíduo versus equipe

Uma nova pesquisa identificou um conflito entre as necessidades de uma equipe e as necessidades dos indivíduos da equipe - e o que os líderes podem fazer para encontrar o equilíbrio certo e manter as coisas funcionando sem problemas.

"Se uma equipe se concentra apenas no bem-estar e nas necessidades da equipe, os indivíduos nela podem correr o risco de esgotamento. E o mesmo acontece ao contrário: Se os indivíduos se preocupam apenas com eles mesmos, o bem-estar da equipe é prejudicado," disse a professora Emma Nordbäck, na Universidade da Califórnia de San Diego (EUA).

Os pesquisadores acompanharam 69 pessoas em 12 equipes. Os participantes mantiveram um diário qualitativo e os pesquisadores também utilizaram questionários para medir o envolvimento individual no trabalho e o risco de esgotamento, bem como a viabilidade da equipe, a satisfação da equipe e a qualidade das relações interpessoais entre os membros.

"A vida profissional de hoje, onde as interrupções ocorrem em cascata uma após a outra, destaca as diferenças entre o que as equipes precisam e o que os indivíduos precisam. Muitos dos participantes do nosso estudo priorizavam suas próprias necessidades, sem se preocupar com o bem-estar da equipe, reduzindo o moral e o comprometimento da equipe," contou a professora Niina Nurmi, da Universidade Aalto (Finlândia). "Outras pessoas priorizavam a sobrevivência das suas equipes e colocavam muito esforço nisso em detrimento do seu próprio bem-estar - o que significava que o risco de esgotamento aumentava."

"As organizações realizam muitas pesquisas sobre o bem-estar dos funcionários e medem o envolvimento individual, mas o bem-estar de uma equipe não é apenas a soma do bem-estar das pessoas que fazem parte dela. O perigo é que os resultados dos inquéritos que medem o bem-estar individual possam parecer realmente positivos, mas, ao mesmo tempo, as equipes podem nem mesmo estarem funcionando," acrescentou Nurmi.

Bem-estar da equipe e dos membros

A pesquisa também revelou, ante os problemas de esgotamento, as estratégias de sobrevivência das pessoas muitas vezes não contribuem realmente para a sua recuperação. "Muitas vezes as pessoas não sabem o que as está estressando e o que fazer a respeito. Por exemplo, se uma pessoa está se sentindo solitária, correr sozinha na floresta pode não ser a melhor solução. Por outro lado, se o seu time está comunicando demais e você se sente sobrecarregado, a equipe deve criar algumas regras de comunicação para permitir tanto a conexão quanto o tempo de foco," disse Nordbäck.

De acordo com o estudo, as equipes que se engajaram na reflexão foram as que se saíram melhor, tanto como indivíduos quanto como equipe. Os membros da equipe partilharam abertamente as suas experiências e preocupações, e depois a equipe e os membros adaptaram as suas práticas para garantir o bem-estar de todos. Mas estas equipes são minoria, de acordo com o estudo.

"A vida profissional é agora muito orientada para o indivíduo, o que significa que a equipe pode ser completamente esquecida. Isto tem um impacto na viabilidade das organizações a longo prazo," destacou Nordbäck. Assim, os líderes de equipe devem certificar-se de que os membros estejam se comunicando e fazendo compromissos informados entre si, para que o bem-estar individual e da equipe recebam atenção suficiente.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The multilevel well-being paradox: Towards an integrative process theory of coping in teams
Autores: Emma Nordbäck, Niina Nurmi, Jennifer L. Gibbs, Maggie Boyraz, Minna Logemann
Publicação: Journal of Organizational Behavior
DOI: 10.1002/job.2782
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Relacionamentos

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.