18/05/2023

Própolis melhora imunidade e reduz sinais do envelhecimento precoce

Com informações da Agência Fapesp
Própolis melhora imunidade e reduz sinais do envelhecimento precoce
A própolis é uma resina utilizada na entrada das colmeias pelas abelhas. Sua ação antimicrobiana é usada para diversos fins terapêuticos.
[Imagem: Chandlervid85/Freepik]

Própolis contra o envelhecimento

Pesquisadores brasileiros demonstraram os efeitos benéficos do consumo diário de própolis contra o envelhecimento.

Diferentemente do grupo que recebeu placebo, os voluntários que receberam 500 miligramas (mg) diários de própolis apresentaram uma redução significativa na concentração plasmática de malondialdeído, um marcador de estresse oxidativo, e um aumento na capacidade antioxidante total, o que reflete o combate direto aos radicais livres.

A pesquisa foi realizada em pessoas que vivem com o vírus causador da Aids porque esses pacientes apresentam um efeito acelerado do envelhecimento.

"Apesar de as pessoas que vivem com o HIV apresentarem excelente expectativa de vida com as atuais terapias, um dos problemas ainda enfrentados é a questão do envelhecimento precoce - de aproximadamente dez a 20 anos, em comparação à população não infectada. Há uma deterioração da imunidade [imunossenescência] acelerada nessa população e o desenvolvimento precoce de comorbidades como diabetes, hipertensão e neoplasias," explicou Karen Tasca, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Esse processo de envelhecimento precoce é decorrente da constante ativação do sistema imunológico e da inflamação crônica apresentadas por esses pacientes. E, como o estresse oxidativo "anda de mãos dadas" com essas duas vias, é importante que ele seja controlado.

"O estresse oxidativo causado pelo vírus e pelos próprios antirretrovirais possui grande impacto nesses pacientes. Na tentativa de reduzir esses processos patológicos e melhorar a qualidade de vida e a sobrevida, há necessidade de intervenções que minimizem esses efeitos. Entre os diversos produtos naturais existentes, a própolis, que é uma resina, possui esse potencial, pois apresenta propriedades antioxidante, antiviral e anti-inflamatória reconhecidas", explicou a pesquisadora.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Propolis consumption by asymptomatic HIV-individuals: Better redox state? A prospective, randomized, double-blind, placebo-controlled trial
Autores: Karen Ingrid Tasca, Fernanda Lopes Conte, Camila Renata Correa, Karina Basso Santiago, Eliza de Oliveira Cardoso, Vanessa Martinez Manfio, Jessica Leite Garcia, Andresa Aparecida Berretta, Arthur Alves Sartori, Mariana da Silva Honorio, Lenice do Rosário Souza, José Maurício Sforcin
Publicação: Biomedicine & Pharmacotherapy
DOI: 10.1016/j.biopha.2023.114626
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Alimentação e Nutrição

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.