10/10/2022

Ter colesterol LDL alto não é motivo para tomar estatinas, concluem cientistas

Redação do Diário da Saúde
Pessoas saudáveis com colesterol alto não precisam de estatinas
Já se sabia que as estatinas só baixam colesterol em metade dos pacientes, mas há outras suspeitas da ligação desses medicamentos com um maior risco de Parkinson, um risco de osteoporose dependente da dosagem e de perda da gordura boa.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Combinações de colesterol e triglicérides

Milhões de adultos tomam estatinas para baixar os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.

No entanto, inúmeras pesquisas têm mostrado que grande parte dos pacientes nunca se beneficia dessas drogas.

Como é um tema controverso, o professor David Diamond, neurocientista e pesquisador de doenças cardiovasculares da Universidade do Sul da Flórida (EUA), decidiu revisar toda a literatura de ensaios médicos envolvendo pacientes que tomaram uma estatina ou um placebo.

A equipe então restringiu a revisão para analisar apenas os voluntários com níveis elevados de LDL (lipoproteína de baixa densidade), o chamado "colesterol ruim", que pode ser reduzido tomando-se estatinas.

Alguns voluntários com LDL alto também tinham altos níveis de triglicerídeos (gordura no sangue) e HDL (lipoproteína de alta densidade) baixo, o "colesterol bom", o que coloca esse grupo em maior risco de ter um ataque cardíaco e, portanto, de se beneficiar de tomar estatinas.

Mas os voluntários com LDL alto contam uma história muito diferente: Eles tinham triglicerídeos baixos e HDL alto, o que significa que eram mais saudáveis. E pessoas com níveis ideais de triglicerídeos e HDL têm maior tendência a se exercitar, têm pressão arterial baixa e baixo nível de açúcar no sangue - logo, têm baixo risco de ataque cardíaco.

Dispensa da estatina

Os pesquisadores então voltaram suas atenções para tentar responder duas perguntas: (1) Se as pessoas têm baixo risco de ataque cardíaco com base em triglicerídeos e HDL ideais, mas também têm LDL alto, isso aumenta seu risco? (2) Essas pessoas se beneficiariam da redução do LDL com uma estatina?

Os resultados mostraram que o LDL sozinho tem "uma associação muito fraca" com doenças cardíacas e derrames, diz a equipe.

E a condensação de todos os estudos por meio desta revisão foi mais longe, mostrando que, quando as pessoas com LDL alto e triglicerídeos e HDL ideais receberam uma estatina, não houve benefício.

Segundo os pesquisadores, estes resultados precisam ser colocados em um contexto de dieta e de estilo de vida.

"As pessoas que não estão acima do peso, têm baixo nível de açúcar no sangue, fazem exercícios e estão em uma dieta baixa em carboidratos normalmente têm triglicerídeos e HDL ideais e, às vezes, LDL alto," resumiu o professor Diamond. "Nossas descobertas mostram que as pessoas que têm essa combinação saudável de dieta e de estilo de vida, bem como LDL alto, não apresentaram nenhum benefício de tomar estatinas".

Checagem com artigo científico:

Artigo: Statin therapy is not warranted for a person with high LDL-cholesterol on a low-carbohydrate diet
Autores: David Diamond, Benjamin T. Bikman, Paul Mason
Publicação: Current Opinion in Endocrinology Diabetes and Obesity
Vol.: 29 - Issue 5 - p 497-511
DOI: 10.1097/MED.0000000000000764
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Prevenção

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.