01/12/2023

Pesquisa com gêmeos comprova: Dieta vegana beneficia o coração

Redação do Diário da Saúde
Pesquisa com gêmeos comprova: Dieta vegana beneficia o coração
Algumas das voluntárias do estudo.
[Imagem: Lisa Kim]

Dieta vegana e coração

Depois de fazer uma pesquisa com 22 pares de gêmeos idênticos, cientistas da Universidade de Stanford (EUA) concluíram que uma dieta vegana melhora a saúde cardiovascular em apenas oito semanas.

Embora seja bem sabido que comer menos carne melhora a saúde cardiovascular, os estudos sobre dieta são muitas vezes dificultados por fatores como diferenças genéticas, educação e escolhas de estilo de vida.

Ao estudar gêmeos idênticos, no entanto, os pesquisadores conseguiram controlar a genética e limitar os outros fatores, uma vez que os gêmeos cresceram nas mesmas famílias e relataram estilos de vida semelhantes.

Os gêmeos foram divididos em dois grupos - um irmão em cada um dos grupos - que adotaram dietas diferentes. Ambas as dietas eram saudáveis, repletas de vegetais, legumes, frutas e grãos integrais e sem açúcares e amidos refinados. A dieta vegana era inteiramente baseada em vegetais, não incluía carne ou produtos de origem animal, como ovos ou leite. A dieta onívora incluía frango, peixe, ovos, queijo, laticínios e outros alimentos de origem animal.

A maior melhoria na saúde cardiovascular foi obtida nas primeiras quatro semanas da mudança na dieta. Os participantes com uma dieta vegana apresentaram níveis significativamente mais baixos de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), insulina e peso corporal - todos associados à melhoria da saúde cardiovascular - do que os participantes onívoros.

Os participantes veganos também apresentaram uma queda de cerca de 20% na insulina em jejum - níveis mais elevados de insulina são um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes. Os veganos também perderam em média 4,2 quilos a mais que os onívoros.

Benefícios cardiovasculares da dieta vegana

Em três momentos - no início do estudo, às quatro semanas e às oito semanas - os pesquisadores pesaram e colheram sangue dos participantes. O nível basal médio de LDL-C para os veganos foi de 110,7 mg/dL e 118,5 mg/dL para os participantes onívoros, caindo para 95,5 para os veganos e 116,1 para onívoros no final do estudo. O nível ideal de LDL-C saudável é inferior a 100.

Como os participantes eram todos saudáveis e já tinham níveis saudáveis de LDL-C, havia menos espaço para melhorias, afirmam os pesquisadores, especulando que pessoas que tenham níveis basais de colesterol mais elevados provavelmente terão maiores benefícios.

"Uma dieta vegana pode conferir benefícios adicionais, como aumento de bactérias intestinais e redução da perda de telômeros, o que retarda o envelhecimento do corpo," disse o professor Christopher Gardner. "Felizmente, divertir-se com comidas multiculturais veganas, como masala indiana, refogados asiáticos e pratos africanos à base de lentilhas pode ser um ótimo primeiro passo."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Cardiometabolic Effects of Omnivorous vs Vegan Diets in Identical Twins
Autores: Matthew J. Landry, Catherine P. Ward, Kristen M. Cunanan, Lindsay R. Durand, Dalia Perelman, Jennifer L. Robinson, Tayler Hennings, Linda Koh, Christopher Dant, Amanda Zeitlin, Emily R. Ebel, Erica D. Sonnenburg, Justin L. Sonnenburg, Christopher D. Gardner
Publicação: JAMA Network Open
Vol.: 6(11):e2344457
DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.44457
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.