16/01/2024

Percepção da passagem do tempo tem efeito real na cura física

Redação do Diário da Saúde
Percepção da passagem do tempo tem efeito real na cura física
É crescente o esforço para que a medicina mente-corpo seja integrada aos cuidados e às pesquisas científicas.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Percepção e cura de ferimentos

Nossa percepção do tempo - o quão lento ou rápido o tempo nos parece estar passando - tem um impacto significativo no tempo real necessário para os processos fisiológicos que ocorrem em nosso corpo.

Peter Aungle e Ellen Langer, da Universidade de Harvard (EUA), acabam de demonstrar isto experimentalmente usando algo tão concreto quanto a cicatrização de feridas físicas nos voluntários da pesquisa.

Os experimentos contestam o saber científico atual sobre as influências psicológicas na saúde física, indicando uma gama mais ampla de influências psicológicas do que os cientistas aceitam hoje.

Os dois pesquisadores usaram um procedimento padronizado para induzir ferimentos leves nos voluntários. O tempo percebido foi então manipulado no laboratório, com cada participante do estudo completando três condições experimentais: tempo lento (0,5x o tempo real), tempo normal (1x do tempo real) e tempo rápido (2x o tempo real).

Os protocolos objetivos de monitoramento comprovaram que as feridas cicatrizaram mais rapidamente quando os participantes acreditaram que mais tempo havia passado, ou seja, na situação "tempo rápido". Da mesma forma, o processo de cura mostrou-se mais lento quando se percebeu que havia passado menos tempo. O tempo real decorrido foi o mesmo nas três condições.

Percepção da passagem do tempo tem efeito real na cura física
Recentemente foi descoberta a região do cérebro responsável pela comunicação mente-corpo, mostrando porque os sintomas do corpo e da mente são companheiros de viagem frequentes.
[Imagem: Jan R. Wessel et al. - 10.1016/j.cub.2022.06.067]

Conexão mente-corpo

Ao publicar os resultados, a equipe anunciou que já está trabalhando em pesquisas de prosseguimento para compreender melhor os mecanismos subjacentes e as implicações mais amplas destas descobertas.

Contudo, este estudo por si só já apresenta argumentos convincentes para incorporar mais plenamente a ideia de "unidade mente-corpo" em investigações subsequentes sobre os efeitos na saúde. Em particular, dizem os dois pesquisadores, os cientistas precisam considerar uma gama mais ampla de influências psicológicas na saúde física, nomeadamente a chamada conexão mente-corpo.

As influências psicológicas na saúde física são normalmente entendidas em termos de influências na emoção (por exemplo, estresse, inflamação e função imunológica) e no comportamento (por exemplo, crenças que promovem ações saudáveis). Esta pesquisa sugere que crenças abstratas sobre como nosso corpo funciona também moldam diretamente a saúde física.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Physical healing as a function of perceived time
Autores: Peter Aungle, Ellen Langer
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 13, Article number: 22432
DOI: 10.1038/s41598-023-50009-3
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Neurociências

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.