18/07/2023

Peptídeo pode liquidar diversos vírus, complementando as vacinas

Redação do Diário da Saúde
Peptídeo pode liquidar diversos vírus, complementando as vacinas
Tem havido um grande esforço também para tornar as superfícies resistentes aos vírus e bactérias.
[Imagem: Deepu Ashok et al. - 10.1002/advs.202201415]

Complemento para vacinas

Cientistas suecos descobriram um novo tratamento que poderá ser usado contra uma ampla gama de vírus, funcionando como um complemento à vacinação.

Existem dois tipos de vírus. Um tipo é chamado de vírus nu, possuindo um invólucro de proteína envolvendo o genoma. No outro tipo, a casca da proteína é envolvida por uma membrana lipídica.

Vírus como influenza, RSV (vírus sincicial respiratório) e coronavírus, como as variantes predominantes durante a pandemia de covid-19, são todos do segundo tipo, conhecidos como vírus envelopados, possuindo uma membrana lipídica. Os flavivírus, transmitidos por carrapatos e mosquitos e causando doenças como a encefalite, também são desse tipo.

Abubakr Omer e seus colegas da Universidade de Orebro descobriram agora que um peptídeo consegue destruir esses vírus.

O peptídeo, chamado plantaricina (PLNC8αβ), destrói a membrana lipídica que é a marca registrada do segundo tipo de vírus.

"Essa membrana lipídica é estável e não sofre mutação. Mas, se a membrana for destruída, os vírus não podem se ligar às células humanas para se reproduzir e causar doenças," disse o professor Torbjörn Bengtsson, um dos coordenadores do estudo.

Agora, os pesquisadores vão trabalhar em conjunto com a indústria farmacêutica para desenvolver os tratamentos com base nessa descoberta.

"Podemos, por exemplo, desenvolver um spray nasal para ser usado em um estágio inicial da infecção, para evitar que o vírus se espalhe para os pulmões e para evitar que a pessoa infectada transmita o vírus," disse Hazem Khalaf, membro da equipe.

"No futuro, todos nós poderemos ter esse peptídeo pronto em nossos armários de banheiro - para ser usado imediatamente para combater a infecção viral," acrescentou Bengtsson.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Development of novel broad-spectrum antimicrobial lipopeptides derived from plantaricin NC8 b
Autores: Emanuel Wiman, Elisa Zattarin, Daniel Aili, Torbjörn Bengtsson, Robert Selegard, Hazem Khalaf
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 13, Article number: 4104
DOI: 10.1038/s41598-023-31185-8

Artigo: Plantaricin NC8 ab rapidly and efficiently inhibits flaviviruses and SARS-CoV-2 by disrupting their envelopes
Autores: Abubakr A M Omer, Jorma Hinkula, Pham-Tue-Hung Tran, Wessam Melik, Elisa Zattarin, Daniel Aili, Robert Selegard, Torbjörn Bengtsson, Hazem Khalaf
Publicação: PLoS ONE
Vol.: 17(11):e0278419
DOI: 10.1371/journal.pone.0278419
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Vacinas

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.