20/12/2022

Pensamento acelerado pode ser sintoma de transtorno mental

Com informações do Jornal da USP
O que é pensamento acelerado?
Nosso cérebro possui várias velocidades de pensamento e, em algumas situações, pode acelerar ou desacelerar.
[Imagem: Freepik]

Síndrome do pensamento acelerado

Nosso cérebro tem as capacidades de atenção, memória e pensamento - essas capacidades são chamadas de funções mentais ou psíquicas.

Uma das formas de analisar o pensamento, e uma de suas características principais, é através de sua velocidade: Ela pode se dar dentro da normalidade ou, em algumas situações, como nos transtornos mentais, ela pode ficar fora da normalidade.

Ou seja, nosso cérebro possui várias velocidades de pensamento e, em algumas situações, ele pode acelerar ou desacelerar.

Entre os transtornos que podem ocasionar essa alteração estão o TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e o transtorno bipolar, em que a pessoa, na fase de euforia, salta de um assunto para o outro sem que haja o término do pensamento sobre o que se está falando. Em alguns casos de ansiedade o pensamento também fica acelerado, mas dentro da normalidade, como, por exemplo, na véspera de uma prova.

Mas o que os cientistas chamam de "síndrome do pensamento acelerado" pode estar recebendo um nome incorreto: O correto é dizermos que não é uma síndrome, mas sim um sintoma de um transtorno mental.

É o que defende o professor Mário Rodrigues Louzã, da USP: "Para identificar se há alteração no pensamento é necessário fazer uma avaliação na qual se verifica se o pensamento está acelerado a partir do discurso que o paciente relata, e também são avaliados outros sintomas, para só então se fazer um diagnóstico de um transtorno mental". 

Velocidade do pensamento

O pesquisador explica que é possível distinguir um pensamento acelerado normal de um transtorno mental: As circunstâncias normais da vida em que o pensamento está acelerado estão vinculadas a uma situação, a um fato que vai acontecer. Terminado esse fato, quando cessa a preocupação, volta-se a ter o pensamento na velocidade normal.

Mas existem condições em que o pensamento fica fora do controle da pessoa - ela não consegue impedir que isso aconteça - sem que isto esteja vinculado a um acontecimento ou situação. É aí que surge o indício de um transtorno mental.

Assim como há formas diferentes de aceleração do pensamento, há várias maneiras de realizar o tratamento e lidar com o problema.

O professor Louzã explica que, "dependendo do transtorno mental que está causando essa aceleração do pensamento, a nossa abordagem terapêutica será diferente. No quadro de ansiedade generalizada, por exemplo, em um transtorno bipolar, na fase de euforia, você tem alguns medicamentos para controlar esse pensamento acelerado e demais sintomas. Já em uma situação cotidiana, em que a pessoa está com o pensamento acelerado por algum motivo, se a pessoa der uns passos para trás e conseguir refletir um pouco sobre os motivos porque isso está acontecendo, ela pode procurar uma terapia para lidar melhor com a situação que a está deixando ansiosa".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Memória

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.