21/12/2022

Ouvir para crer: Sons alteram nossa percepção visual

Redação do Diário da Saúde
Ouvir é acreditar: Sons podem alterar nossa percepção visual
Você irá acertar o objeto mais prontamente quando ouvir o som correspondente.
[Imagem: Jamal R. Williams et al. - 10.1177/09567976221121348]

Você vê o que ouviu

A percepção é algo que parece não requerer nenhum esforço da nossa parte.

Por exemplo, se você ouvir um pássaro cantando e olhar pela janela, dificilmente sentirá que seu cérebro fez alguma coisa quando você reconhecer aquele ser emplumado cantando próximo à sua janela.

Mas não é bem assim: Há um processamento considerável embutido nesse ato aparentemente automático.

Na verdade, esses tipos de dicas de áudio podem não apenas nos ajudar a reconhecer os objetos mais rapidamente, mas também alterar nossa percepção visual.

Pesquisadores demonstraram isso de um modo simples: Enganando a percepção, mostrando às pessoas sons e imagens que não batiam uns com os outros.

Ou seja, junte o canto do pássaro com um pássaro e veremos um pássaro - mas substitua o canto do pássaro pela tagarelice de um esquilo e não teremos tanta certeza do que estamos vendo.

"Seu cérebro gasta uma quantidade significativa de energia para processar as informações sensoriais do mundo e dar a você a sensação de uma percepção completa e contínua," explica o professor Jamal Williams, da Universidade da Califórnia em San Diego. "Uma maneira de fazer isso é fazendo inferências sobre que tipo de informação deve ser esperada."

Sons que alteram visão

Embora nossas "suposições fundamentadas", baseadas em nossa experiência, possam nos ajudar a processar informações mais rapidamente, elas também podem nos enganar quando o que estamos ouvindo não corresponde ao que esperamos ver - é bem sabido que nosso cérebro tenta adivinhar as coisas para acelerar nosso processamento mental.

"Mesmo quando as pessoas estão confiantes em sua percepção, os sons podem alterar [sua percepção] de forma confiável, afastando-as das verdadeiras características visuais que foram mostradas," disse Williams.

Em um dos experimentos, os cientistas apresentaram a 40 participantes figuras que representavam dois objetos em vários estágios de transformação um no outro, como um pássaro se transformando em um avião. Durante esta fase de discriminação visual, os pesquisadores também tocaram um de dois tipos de sons: Um som relacionado (um canto de pássaro ou o zumbido de um avião) ou um som não-relacionado, como o de um martelo batendo em um prego). Os voluntários deviam então lembrar qual estágio da metamorfose do objeto eles haviam visto.

Os participantes faziam sua seleção de morfologia do objeto mais rapidamente quando ouviam sons relacionados a um dos dois objetos, e mudavam sua seleção de morfologia de objeto para corresponder mais de perto aos sons relacionados que ouviam.

"Quando os sons estão relacionados a recursos visuais pertinentes, esses recursos visuais são priorizados e processados mais rapidamente, em comparação com quando os sons não estão relacionados aos recursos visuais. Portanto, se você ouviu o som de um pássaro, qualquer coisa semelhante a um pássaro recebe acesso prioritário à percepção visual," explicou Williams. "Descobrimos que essa priorização não é puramente facilitadora e que sua percepção do objeto visual é, na verdade, mais parecida com a de um pássaro do que se você tivesse ouvido o som de um avião voando acima."

Os resultados sugerem que os sons alteram a percepção visual apenas quando as entradas de áudio e visual ocorrem ao mesmo tempo, concluíram os pesquisadores.

Checagem com artigo científico:

Artigo: What You See Is What You Hear: Sounds Alter the Contents of Visual Perception
Autores: Jamal R. Williams, Yuri A. Markov, Natalia A. Tiurina, Viola S. Störmer
Publicação: Psychological Science
DOI: 10.1177/09567976221121348
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Audição

Olhos e Visão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.