16/12/2022

Óleo de krill reduz taxa de envelhecimento de animais de laboratório

Redação do Diário da Saúde
Óleo de krill reduz taxa de envelhecimento de animais de laboratório
A lombriga Caenorhabditis elegans tem uma vida de duas a três semanas, o que a torna uma ótima cobaia para estudar o envelhecimento.
[Imagem: Francesco Saggio/UiO]

Como retardar o envelhecimento?

O envelhecimento é um processo biológico no qual o corpo perde a vitalidade e vai se tornando mais frágil. Por isso a velhice é o fator de risco mais proeminente para muitas doenças: Quanto mais velhos ficamos, maior o risco de contrair doenças.

Embora não possa evitá-lo, a ciência trabalha arduamente para diminuir o impacto do envelhecimento, desacelerando seu ritmo e aumentando os anos de vida saudável.

Um novo experimento em cobaias trouxe novas esperanças para esse campo de pesquisa.

"Nós descobrimos que podemos diminuir a taxa de envelhecimento e aumentar a saúde e a função em modelos animais à medida que eles envelhecem. Conceitualmente, isso é muito interessante," disse a professora Hilde Nilsen, da Universidade de Oslo (Noruega).

Óleo de krill

Muitos processos vitais ocorrem em nossas células, que se deterioram à medida que envelhecemos. As células mais velhas também se comunicam menos umas com as outras do que as células jovens.

Além disso, o material genético nas células acumula danos. As mitocôndrias, que fornecem energia às células, também não funcionam tão bem nas células envelhecidas.

"O truque para retardar o processo de envelhecimento é garantir que as células continuem a funcionar da melhor maneira possível, também quando envelhecemos.

"As descobertas em nosso estudo mostram que podemos inibir muitos dos processos nas células que impulsionam o envelhecimento. No estudo, usamos o óleo de krill, que contém várias substâncias diferentes que podem atuar nesses processos ao mesmo tempo," contou Loge Nilsen, membro da equipe.

Krill é o nome coletivo dado a um conjunto de espécies de animais invertebrados, parecidos com o camarão e conhecidos por servir de alimento para as baleias.

O que a equipe descobriu é que o óleo de krill protege os neurônios dopaminérgicos da degeneração relacionada à idade por meio da religação do transcriptoma temporal e da supressão de várias características do envelhecimento.

Diminuir a velocidade do envelhecimento

Imagine o processo de envelhecimento como uma linha ascendente. A cada ano que passa, você fica um pouco mais velho. Não apenas no número de anos que você viveu, mas também biologicamente falando: Seu corpo está envelhecendo.

As linhas que mostram a idade e a fragilidade do seu corpo movem-se como retas, como o lado de uma pirâmide.

O que a equipe conseguiu com suas cobaias foi fazer essa linha se nivelar, como se a pirâmide não fosse pontuda, mas cortada, com um platô no ponto mais alto. Lá, você pode ficar mais tempo sem ficar muito cansado.

Isto, por enquanto, aconteceu nas lombrigas preferidas dos cientistas, chamadas Caenorhabditis elegans. Esse minúsculo verme - com cerca de 1 milímetro de comprimento - é amplamente usado em pesquisas, já tendo rendido três prêmios Nobel aos cientistas que os utilizam.

"Em vez de os animais ficarem frágeis com o passar do tempo, eles permaneceram com o mesmo nível de saúde por mais tempo. Ficaram mais velhos, mas não mais frágeis," explicou Nilsen.

O próximo passo será testar o óleo de krill em humanos mais velhos, para verificar se o efeito se repete, embora esses sejam estudos caros e de longo prazo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Krill oil protects dopaminergic neurons from age-related degeneration through temporal transcriptome rewiring and suppression of several hallmarks of aging
Autores: Tanima SenGupta, Yohan Lefol, Lisa Lirussi, Veronica Suaste, Torben Luders, Swapnil Gupta, Yahyah Aman, Kulbhushan Sharma, Evandro Fei Fang, Hilde Nilsen
Publicação: Aging
Vol.: 14, Issue 21 pp 8661-8687
DOI: 10.18632/aging.204375
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Rejuvenescimento

Terceira Idade

Vitaminas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.