21/06/2023

Alergia da água? Conheça a urticária aquagênica

Com informações da BBC
O que é a urticária aquagênica?
Existem alguns tratamentos para a coceira e está em desenvolvimento uma vacina feita com ácaro doméstico para combater alergias da pele.
[Imagem: miapowterr/Pixabay]

Alergia à água

Para algumas pessoas, tomar um banho pode não ser uma experiência tão relaxante. Algumas vezes, até mesmo um borrifamento acidental de água na pele pode ser problemático.

Embora não tenham problemas em ingerir água, o líquido pode desencadear uma reação alérgica no contato com a pele das pessoas portadoras de uma alergia muito rara, chamada urticária aquagênica.

A urticária aquagênica é uma reação alérgica que surge na pele quando a mesma entra em contato com a água, independentemente da temperatura fria ou quente e se a água é doce, salgada, filtrada ou não.

"A urticária aquagênica é uma doença rara, por isso os dados e estudos sobre ela são escassos. A prevalência é maior em mulheres, com o início da doença ocorrendo durante a puberdade ou pós-puberdade devido à imaturidade do sistema imunológico. No entanto, ainda não há uma explicação conclusiva do porquê ela atinge mais esse público," explicou a Dra Gabriela Dias, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Sintomas

Assim como outras alergias, ela causa vermelhidão na pele, inchaço, coceira intensa e podem surgir pequenas bolinhas, semelhantes às produzidas por picadas de insetos. Essas lesões e sintomas costumam desaparecer de 30 a 60 minutos após a pele ser seca.

Essas lesões surgem porque o organismo da pessoa que possui a alergia identifica a água como uma substância estranha e, para se proteger, o sistema imunológico produz anticorpos.

Assim, as células da pele liberam substâncias químicas que causam a dilatação dos vasos sanguíneos, gerando a vermelhidão, coceira e inchaço da pele.

"É preciso observar se essas lesões evoluem para inchaços nos lábios e garganta, o que pode indicar um quadro mais grave da doença, devendo então o paciente procurar um pronto atendimento," alerta o Dr. Reinaldo Tovo, do Hospital Sírio-Libanês.

Isto porque, em situações mais graves, este tipo de alergia também pode causar sintomas como falta de ar e sensação de fechamento da garganta.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da urticária aquagênica é feito por um dermatologista através de testes e exames clínicos, sendo o mais comum deles um teste simples de provocação com a água.

Nesse teste é colocada uma compressa embebida em água ou soro fisiológico, a 35-37 °C, no tronco do paciente, durante cerca de 30 minutos. Caso o paciente relate coceira ou se houver surgimento de urticas no local, o teste é considerado positivo.

Não há uma cura para a doença e o único tratamento para a urticária aquagênica é com o uso de antialérgicos ou corticoides. Mas mesmo esses medicamentos não têm efeito para todos os pacientes.

"Como é impossível evitar contato com a água, muitas vezes o que se faz é receitar um anti-histamínico, conhecido popularmente como antialérgico. Assim, o paciente toma esse antialérgico de forma contínua, para tentar evitar novos surtos," disse Beni Grinblat, dermatologista do Hospital Albert Einstein.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alergias

Cuidados com a Pele

Higiene Pessoal

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.