11/10/2023

Novo sensor vestível torna possível a análise contínua do suor

Redação do Diário da Saúde
Novo sensor vestível torna possível a análise contínua do suor
O novo sensor mostrou-se preciso e estável, perdendo apenas 9% de sua especificidade depois de três semanas de uso contínuo.
[Imagem: Kate Myers/Penn State]

Sensor de suor

O monitoramento contínuo do suor pode revelar informações valiosas sobre a saúde humana, como os níveis de glicose no corpo.

No entanto, os poucos sensores vestíveis desenvolvidos anteriormente para esse fim têm-se mostrado incapazes de suportar os rigores do uso ou atingir a especificidade necessária para um monitoramento contínuo.

Agora, Farnaz Lorestani e colegas da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA) afirmam ter finalmente criado um sensor vestível que pode estar à altura da tarefa.

Feito com um material nanocompósito de grafeno modificado a laser, o sensor consegue detectar níveis específicos de glicose no suor por três semanas seguidas, além de monitorar simultaneamente a temperatura corporal e os níveis de pH.

"O suor é ideal para detecção de biomarcadores em tempo real, de modo contínuo e não invasivo," disse o professor Huanyu Cheng. "Mas os baixos níveis de concentração de biomarcadores no suor e a variabilidade de outros fatores, como pH, salinidade e temperatura, levaram os biossensores de suor anteriores aos limites de sua detecção e precisão. Este novo dispositivo é capaz de levar em conta essa variabilidade, enquanto mede a glicose com a especificidade necessária por semanas."

Novo sensor vestível torna possível a análise contínua do suor
O sensor monitora simultaneamente vários indicadores, o que amplia seu potencial de uso.
[Imagem: Farnaz Lorestani et al. - 10.1002/adfm.202306117]

Aquecimento na medida

Trabalhando em nanoescala, os pesquisadores descobriram que um tratamento a laser simples consegue criar uma rede 3D estável de ligas de metais nobres altamente condutoras - ouro e prata, neste caso. Os metais nobres não são apenas altamente condutores, mas também resistentes à oxidação. O aquecimento em conjunto com os metais também impede a aglomeração do grafeno, um problema comum que reduz a área superficial do sensor disponível para entrar em contato com a amostra.

"O resultado do nosso trabalho é um sensor com notável sensibilidade e estabilidade para monitorar os níveis de glicose ao longo de várias semanas," disse Cheng. "É uma plataforma de baixo custo que oferece análises convenientes, precisas e contínuas do suor em diversas condições, o que tem grande potencial para a saúde individual e populacional, medicina personalizada e nutrição de precisão."

Checagem com artigo científico:

Artigo: A Highly Sensitive and Long-Term Stable Wearable Patch for Continuous Analysis of Biomarkers in Sweat
Autores: Farnaz Lorestani, Xianzhe Zhang, Abu Musa Abdullah, Xin Xin, Yushen Liu, Md Mashfiqur Rahman, Md Abu Sayeed Biswas, Bowen Li, Ankan Dutta, Zhenyuan Niu, Shuvendu Das, Shishir Barai, Ke Wang, Huanyu Cheng
Publicação: Advanced Functional Materials
DOI: 10.1002/adfm.202306117
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sensores

Biochips

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.