19/12/2022

Por que as mulheres têm mais efeitos colaterais a medicamentos que os homens?

Redação do Diário da Saúde
Por que as mulheres têm mais efeitos colaterais a medicamentos que os homens?
Há cada vez mais fundamentos defendendo que tratamentos de saúde devem ser específicos para mulheres e para homens.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Medicamentos para mulheres

As mulheres têm até 75% mais chances de sofrer reações adversas a medicamentos com receita do que os homens.

E isso se deve a uma série de diferenças de características entre os sexos, afirma a Dra Laura Wilson, da Universidade Nacional Australiana.

É uma afirmação que pode parecer um tanto óbvia, mas hoje homens e mulheres recebem os mesmos medicamentos e os mesmos tratamentos, e a noção de que as diferenças de saúde entre homens e mulheres vão além da saúde reprodutiva só recentemente começou a ganhar a atenção dos cientistas e médicos.

A Dra Wilson e seus colegas afirmam que não se tem feito o bastante, e que é preciso levar em consideração o sexo dos pacientes no tratamento das doenças desde já.

Não é só o peso corporal

Até agora, a "voz da ciência" tem afirmado que essas reações adversas mais graves entre as mulheres seriam devidas a diferenças no peso corporal. Mas a realidade não é tão simples quanto essa teoria apressada - homens que pesam menos não têm efeitos colaterais na mesma intensidade que as mulheres.

"Nós analisamos mais de dois milhões de pontos de dados, capturando mais de 300 características em camundongos, um modelo de doença pré-clínica, e está claro que as fêmeas não são apenas versões menores dos machos. Isso significa que é improvável que essas reações a medicamentos sejam aliviadas ajustando a dosagem para o peso corporal.

"Nossas análises mostraram diferenças entre os sexos em muitas características que não podem ser explicadas pelo peso corporal. Por exemplo, níveis de ferro e temperatura corporal, características morfológicas, como gordura armazenada e variabilidade da frequência cardíaca," relatou a pesquisadora.

Conhecer melhor as mulheres

A grande conclusão da equipe é que ainda sabemos muito pouco sobre como as mulheres vivenciam a doença porque as estudamos menos.

"A maioria das pesquisas biomédicas foi realizada em células masculinas ou animais machos. Supõe-se que quaisquer resultados também se apliquem às fêmeas," disse a Dr. Wilson. "Mas sabemos que homens e mulheres experimentam doenças de maneira diferente, incluindo como as doenças se desenvolvem, a duração e a gravidade dos sintomas e a eficácia das opções de tratamento".

Como suas características não foram estudadas e nem levadas em conta no desenvolvimento dos medicamentos e dos tratamentos, a consequência triste é que as mulheres geralmente têm piores resultados de saúde.

"Por exemplo, uma dor forte no peito é frequentemente citada como um sintoma primário de ataque cardíaco. Embora isso possa ser comum para os homens, é um sintoma muito menos comum para as mulheres. As mulheres são mais propensas a sentir náuseas intensas," exemplifica a Dra Wilson. "Nosso estudo pode ajudar a esclarecer a natureza das diferenças nas respostas a certos medicamentos e fornecer um caminho para reduzir as reações a medicamentos."

Veja algumas pesquisas que mostram as diferenças entre homens e mulheres em diversos problemas de saúde:

Checagem com artigo científico:

Artigo: Sex differences in allometry for phenotypic traits in mice indicate that females are not scaled males
Autores: Laura A. B. Wilson, Susanne R. K. Zajitschek, Malgorzata Lagisz, Jeremy Mason, Hamed Haselimashhadi, Shinichi Nakagawa
Publicação: Nature Communications
Vol.: 13, Article number: 7502
DOI: 10.1038/s41467-022-35266-6
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Saúde do Homem

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.