27/11/2023

Implantes ficam resistentes a infecções graças à impressão 3D

Redação do Diário da Saúde
Metais impressos em 3D tornam implantes resistentes a infecções
A equipe pretende chegar a 99% de eliminação das infecções bacterianas nos implantes.
[Imagem: Amit Bandyopadhyay et al. - 10.1088/2631-7990/ad07e7]

Implante anti-infecção

Um novo implante cirúrgico conseguiu matar 87% das bactérias que causam infecções por estafilococos em testes de laboratório, permanecendo forte e compatível com o tecido circundante, como os implantes atuais.

A colonização bacteriana dos implantes é uma das principais causas dos maus resultados após a cirurgia.

A expectativa é que este novo material permite um melhor controle das infecções em cirurgias comuns, como as realizadas para implantação de próteses de quadril e joelho, realizadas diariamente em todo o mundo.

"A infecção é um problema para o qual não temos solução," disse o professor Amit Bandyopadhyay, da Universidade do Estado de Washington (EUA). "Na maioria dos casos, o implante não tem poder defensivo contra a infecção. Precisamos encontrar algo onde o próprio material do dispositivo ofereça alguma resistência inerente - mais do que apenas fornecer controle de infecção baseado em medicamentos. Aqui estamos dizendo: Por que não mudar o próprio material e ter resposta antibacteriana inerente do próprio material?"

Usando tecnologia de impressão 3D, os pesquisadores adicionaram 10% de tântalo, um metal resistente à corrosão, e 3% de cobre, à liga de titânio normalmente usada em implantes. Quando as bactérias entram em contato com a superfície de cobre do material, quase todas as suas paredes celulares se rompem.

Enquanto isso, o tântalo estimula o crescimento celular saudável com os ossos e tecidos circundantes, levando a uma cura rápida para o paciente. Os pesquisadores dedicaram três anos a um estudo abrangente do implante, avaliando as suas propriedades mecânicas, biologia e resposta antibacteriana tanto em laboratório como em modelos animais.

Antes de passar para os testes em humanos, contudo, eles pretendem chegar a 99% de eliminação das bactérias.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Additively manufactured Ti-Ta-Cu alloys for the next-generation load-bearing implants
Autores: Amit Bandyopadhyay, Indranath Mitra, Sushant Ciliveri, Jose D. Avila, William Dernell, Stuart B. Goodman, Susmita Bose
Publicação: International Journal of Extreme Manufacturing
Vol.: 6 015503
DOI: 10.1088/2631-7990/ad07e7
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Infecções

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.