19/07/2018

Medicamentos envenenam ou intoxicam 37 crianças por dia, dizem pediatras

Redação do Diário da Saúde

De remédio a veneno

Análise feita pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mostra que, em média, 37 crianças e adolescentes (até 19 anos) sofrem os efeitos da intoxicação pela exposição inadequada a medicamentos.

Ao longo de 18 anos, foram mais de 245 mil casos de intoxicação, dos quais 240 crianças e adolescentes não sobreviveram.

Mas este é um dado parcial porque o Sistema Nacional de Informações Toxico-farmacológicas (Sinitox) só possui centros de monitoramento em 11 estados. Os estados que lideram os casos de intoxicação ou envenenamento são: São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Minas Gerais e Rio de Janeiro vêm por último.

"Mais da metade dos casos registrados [53%] referem-se a acidentes com crianças de um a quatro anos de idade. Elas são naturalmente muito curiosas e querem colocar tudo na boca, o que faz parte do desenvolvimento. Além disso, os medicamentos da linha pediátrica possuem embalagens coloridas e cheirosas, que estimulam os sentidos da criança," destacou Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP.

Flertando com a tragédia

Para os especialistas, não é só o pequeno número de centros de informação e assistência toxicológica que faz com que esses dados sejam muito menores do que a realidade.

A presidente da SBP alerta que também é grande o número de relatos de reações adversas a medicamentos que não são comunicadas às autoridades sanitárias. Segundo ela, há situações em que esses efeitos colaterais indesejados são considerados brandos ou confundem-se com sinais e sintomas de outros problemas de saúde.

"Estamos falando de uma estatística que descobre apenas a ponta de um iceberg, de um problema de proporções muito maiores, que flerta diariamente com a tragédia," disse Luciana Silva.

O Sinitox admite que o número de casos de intoxicação e envenenamentos por medicamentos registrados nas estatísticas, envolvendo crianças e adolescentes, tem caído nos últimos anos em decorrência da diminuição do monitoramento, e não por qualquer melhoria envolvendo o assunto.

Intoxicação

De acordo com o Departamento Científico de Toxicologia da SBP, a intoxicação também pode ocorrer quando as crianças e os adolescentes são submetidos à medicação sem uma prescrição médica ou com base em conselhos de amigos ou outros profissionais da saúde.

"Mesmo com a prescrição médica é preciso ter cuidado, pois as diferenças nas dosagens podem gerar complicações, em especial quando a medida é feita com base em uma colher de sopa, de sobremesa ou de café," ressaltou Luciana.

Segundo o levantamento, de todos os episódios de intoxicação ocorridos no período de quase duas décadas - de 1999 a 2016 -, mais de 130 mil acometeram crianças com idades entre um e quatro anos. O segundo grupo mais atingido vai de 14 a 19 anos (42.614 casos), seguido daqueles que cobrem de cinco a nove anos (32.668 registros) e de 10 a 14 anos (24.282).

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Intoxicação

Medicamentos

Cuidados com a Família

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.