21/09/2023

Onde nós sentimos o amor?

Redação do Diário da Saúde
Mapa do amor mostra onde no corpo sentimos o amor
As cores representam valores estatisticamente significativos como intensidade do efeito. Os mapas são ordenados de acordo com a soma dos valores estatisticamente significativos em cada mapa.
[Imagem: Parttyli Rinne et al. - 10.1080/09515089.2023.2252464]

Mapa do amor no corpo

Onde você sente o amor? Isso depende do amor que você sente.

Pesquisadores fizeram um mapa dos locais no corpo onde os diferentes tipos de amor são sentidos, e com que intensidade eles são vivenciados.

"Foi digno de nota, embora não muito surpreendente, que os tipos de amor associados a relacionamentos íntimos sejam semelhantes e sejam os mais vívidos," disse o professor Parttyli Rinne, da Universidade Aalto (Finlândia).

A mesma equipe já havia feito um mapa das emoções, cobrindo uma ampla gama delas, mas agora decidiu se concentrar especificamente no amor.

A equipe entrevistou voluntários sobre como eles vivenciavam 27 tipos diferentes de amor, como amor romântico, amor sexual, amor parental e amor por amigos, estranhos, natureza, Deus ou por si mesmos. Os pesquisadores questionaram onde cada um sentia os diferentes tipos de amor em seus corpos e quão intenso era o sentimento, física e mentalmente.

Os dados indicam que os diferentes tipos de amor formam um continuum do mais fraco ao mais forte. Todos os tipos são sentidos fortemente na cabeça, mas diferem no resto do corpo - alguns se espalham apenas até o peito, enquanto outros são sentidos por todo o corpo. As formas mais fortes de amor são sentidas mais amplamente por todo o corpo.

"O amor entre pessoas é dividido em sexual e não sexual. Os tipos de amor que são particularmente próximos são aqueles que têm uma dimensão sexual ou romântica," disse Rinne. "Também foi interessante encontrar uma forte correlação entre a intensidade física e mental da emoção e o seu prazer. Quanto mais fortemente um tipo de amor é sentido no corpo, mais fortemente ele é sentido na mente e mais agradável ele é."

Amor na cabeça

Os cientistas ficaram intrigados com o fato de que todos os diferentes tipos de amor são sentidos na cabeça.

"Quando passamos de tipos de amor mais fortemente experienciados para os tipos de amor menos fortes, as sensações na região do peito tornam-se mais fracas. Pode ser que, por exemplo, o amor por estranhos ou a sabedoria estejam associados a um processo cognitivo. Também pode ser que haja sensações agradáveis na região da cabeça. Isto é algo que deveria ser investigado mais profundamente," disse Rinne.

Mas este não pode ser visto como um mapeamento definitivo do amor porque existem diferenças culturais, e a própria demografia do grupo pesquisado altera as respostas. "Se o mesmo estudo fosse feito em uma comunidade altamente religiosa, o amor a Deus poderia ser o amor mais fortemente experimentado de todos. Da mesma forma, se os sujeitos fossem pais numa relação, como no nosso projeto de estudo do cérebro em curso, o amor pelas crianças poderia ser o tipo de amor mais forte," explicou Rinne.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Body maps of loves
Autores: Pärttyli Rinne, Mikke Tavast, Enrico Glerean, Mikko Sams
Publicação: Philosophical Psychology
DOI: 10.1080/09515089.2023.2252464
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Emoções

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.