27/11/2023

Ilusão do toque fantasma: Quando sentimos coisas que não existem

Redação do Diário da Saúde
Ilusão do toque fantasma: Quando sentimos coisas que não existem
Não havia objetos tocando as mãos: Eram apenas cenários de realidade virtual.
[Imagem: Artur Pilacinski et al. - 10.1038/s41598-023-42683-0]

Toque virtual sentido de verdade

A realidade virtual não é apenas uma tecnologia para jogos e entretenimento, tendo potencial para ajudar na ciência e na medicina.

Pesquisadores da Universidade Ruhr Bochum (Alemanha) demonstraram isto ao usar a realidade virtual para estudar a percepção humana.

Artur Pilacinski e seus colegas usaram cenários virtuais nos quais as pessoas simulavam tocar seus próprios corpos com um objeto virtual. Para surpresa dos pesquisadores, isso provocou uma sensação de formigamento no local onde o corpo do avatar foi tocado. O efeito ocorreu apesar de não haver qualquer tipo de contato físico real.

A equipe chamou o fenômeno de "ilusão do toque fantasma", que vem se juntar a outros bem conhecidos efeitos, como os "membros fantasmas", em que uma pessoa recolhe instintivamente a mão quando o espelho virtual da mão real é ameaçado de ferimento.

"As pessoas na realidade virtual às vezes têm a sensação de que estão tocando coisas, embora na verdade estejam apenas encontrando objetos virtuais," disse Pilacinski. "Mostramos que a ilusão do toque fantasma é descrita pela maioria das pessoas como uma sensação eletrizante de dormência ou formigamento, ou como se o vento estivesse passando por suas mãos."

A descoberta da ilusão do toque fantasma abre novas possibilidades para futuras pesquisas sobre a percepção humana e também pode ser aplicada nas áreas de realidade virtual e de medicina. "Ela pode até ajudar a aprofundar a compreensão das doenças e distúrbios neurológicos que afetam a percepção do próprio corpo," disse o professor Christian Klaes.

A equipe agora pretende estudar as bases neurais do efeito, ou seja, como é que são geradas as sensações de dormência e formigamento nos locais que na verdade nunca foram tocados.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Phantom Touch Illusion, an Unexpected Phenomenological Effect of Tactile Gating in the Absence of Tactile Stimulation
Autores: Artur Pilacinski, Marita Metzler, Christian Klaes
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 13, Article number: 15453
DOI: 10.1038/s41598-023-42683-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Olhos e Visão

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.