27/12/2022

Idosos não querem misturar religião com cuidados à saúde

Redação do Diário da Saúde
Muitos idosos não querem misturar religião com cuidados à saúde
Outras pesquisas mostram que as crenças espirituais auxiliam os pacientes com câncer.
[Imagem: National Poll on Healthy Aging]

Espiritualidade e saúde

Quando se trata das crenças pessoais, a maioria dos idosos prefere manter separados seus cuidados de saúde e suas vidas espirituais ou religiosas.

Mas eles veem um papel para seus profissionais de saúde em ajudá-los a lidar com a doença, procurando significado ou esperança.

No geral, 84% das pessoas entre 50 e 80 anos dizem ter crenças religiosas e/ou espirituais que são um pouco ou muito importantes para elas.

Entre os pesquisados, 71% citaram crenças religiosas e 80% citaram crenças espirituais. E cerca de 40% desses adultos mais velhos dizem que essas crenças se tornaram mais importantes para eles à medida que envelhecem.

Entre os idosos com crenças religiosas ou espirituais que são importantes para eles, apenas 19% dizem que suas crenças influenciaram suas decisões sobre cuidados de saúde, enquanto um número mais significativo - 28%, ou quase um terço - dizem que desejam que os profissionais de saúde perguntem sobre suas crenças.

Enquanto isso, 77% de todos os adultos mais velhos, independentemente das crenças, defendem que os profissionais de saúde devem manter suas próprias crenças pessoais separadas de como prestam cuidados.

"Enquanto 45% dos adultos mais velhos dizem que suas crenças religiosas são muito importantes para eles, e 50% dizem isso sobre suas crenças espirituais, mesmo esse grupo deseja manter esse aspecto de suas vidas separado de seus cuidados de saúde.

"Mas uma maioria considerável de todos os adultos mais velhos - quer digam ou não que a crença é importante para eles - relataram que recorreriam aos profissionais de saúde para ajudá-los a encontrar um significado mais profundo em sua doença, e 78% acreditam que os profissionais de saúde os ajudarão a encontrar esperança quando estiverem enfrentando um desafio relacionado à saúde," disse o professor Adam Marks, da Universidade de Michigan (EUA).

Religião no atendimento médico

A equipe observa que muitos sistemas de saúde têm uma maneira de registrar a afiliação religiosa dos pacientes em seus registros médicos eletrônicos, e que os estudantes de medicina e outros profissionais de saúde são instruídos a perguntar a seus pacientes sobre quaisquer crenças que possam afetar seus cuidados futuros.

Isto é fundamentado em estudos que mostram que a atenção à espiritualidade melhora os resultados da Medicina tradicional.

A disponibilidade das informações coletadas por este estudo pode ajudar os provedores de saúde a garantir que os pacientes com crenças fortemente arraigadas ou afiliações religiosas específicas recebam os tratamentos que esperam, desde uma comida hospitalar apropriada até visitas com capelães de uma tradição religiosa específica quando estão tendo uma crise de saúde ou se aproximando do fim da vida.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Espiritualidade

Atendimento Médico-Hospitalar

Terceira Idade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.