03/01/2023

Idade do seu sono pode prever seu tempo de vida

Redação do Diário da Saúde
A
Cada pessoa tem sua necessidade particular de sono - o importante é estar descansado ao acordar.
[Imagem: PublicDomainPictures/Pixabay]

Idade do dormir

Embora os cientistas ainda não saibam explicar por que precisamos dormir, o sono é parte crucial da nossa saúde e bem-estar, desde a remoção dos resíduos do nosso cérebro até nos tornar mais propensos a ajudar os outros.

Dada essa importância do dormir, cientistas agora estão desenvolvendo um novo conceito, que eles chamam de "idade do sono", assim como temos uma idade biológica (o quanto nosso corpo já envelheceu) e até uma idade epigenética (como a ativação dos nossos genes muda com a idade), que são comumente comparadas com nossa idade cronológica (quantos anos de vida temos).

A ideia veio depois que a equipe do Dr. Emmanuel Mignot, da Universidade de Stanford (EUA) revisou 12.000 estudos científicos que estudaram características individuais em relação ao sono e seus efeitos associados à saúde e disposição, incluindo coisas como mobilidade, respiração e batimentos cardíacos - e isso em todas as faixas etárias.

De um modo geral, os dados confirmam que as pessoas dormem de maneira diferente em diferentes idades, sendo as mudanças na qualidade do sono um dos primeiros e mais bem documentados sinais de envelhecimento e problemas de saúde. A boa notícia é que a idade do sono não está gravada na pedra: Temos o poder de melhorar nosso sono independentemente da idade, conforme atestado por vários dos estudos analisados.

Idade para o seu sono

Os dados permitiram desenvolver um sistema que atribui uma idade para o sono, que permite, entre outras coisas, identificar as variações do sono mais intimamente ligadas à mortalidade.

Por exemplo, se você analisar as características do sono de dezenas de pessoas de 55 anos e fizer uma média, terá uma ideia de como é o sono nessa idade. Se alguém que tem 55 anos e dorme profundamente durante a noite com ciclos REM de boa qualidade essa pessoa poderia ter uma idade de sono de 45 anos.

E essa idade do sono tem uma importante crucial: A principal conclusão da revisão daqueles milhares de artigos científicos é que a idade do sono - uma idade projetada que se correlaciona com sua saúde com base na qualidade do sono - pode prever seu risco de morrer numa determinada idade.

"Nossa principal descoberta foi que a fragmentação do sono - quando as pessoas acordam várias vezes durante a noite por menos de um minuto sem se lembrar - foi o mais forte preditor de mortalidade. Embora vejamos uma associação nos dados, não se sabe como isso contribui para a mortalidade. Isso é diferente de uma pessoa perceber que estava acordando, o que acontece durante distúrbios do sono, como a insônia," disse o Dr. Mignot.

Como dormir melhor

Os estudos também permitiram coletar alguns conselhos para melhorar a qualidade do sono e, assim, evitar reduções na longevidade.

"Ir para a cama e acordar em horários regulares é a chave para melhorar seu sono. Isso não significa dormir demais, mas garantir que você esteja totalmente descansado. É uma quantia diferente para cada pessoa e geralmente a janela varia um pouco - por exemplo, ser uma coruja da noite versus um madrugador.

"Ficar exposto à luz forte - de preferência com luz externa - durante o dia, manter o ambiente de sono escuro à noite, exercitar-se regularmente, mas não muito perto da hora de dormir, não beber álcool e cafeína na hora de dormir e evitar refeições pesadas à noite, tudo contribui para um sono saudável. E, claro, certifique-se de que qualquer distúrbio do sono seja tratado," recomendou o Dr. Mignot.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Age estimation from sleep studies using deep learning predicts life expectancy
Autores: Andreas Brink-Kjaer, Eileen B. Leary, Haoqi Sun, M. Brandon Westover, Katie L. Stone, Paul E. Peppard, Nancy E. Lane, Peggy M. Cawthon, Susan Redline, Poul Jennum, Helge B. D. Sorensen, Emmanuel Mignot 
Publicação: npj Digital Medicine
Vol.: 5, Article number: 103
DOI: 10.1038/s41746-022-00630-9
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Qualidade de Vida

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.