02/02/2023

Gratidão protege o coração dos efeitos negativos do estresse

Redação do Diário da Saúde

Vacina contra o estresse

A gratidão pode ser uma vacina contra o estresse?

Para descobrir isso, Brian Leavy e colegas da Universidade de Maynooth (Irlanda) desenvolveram um estudo com 68 adultos, com idades entre 18 e 57 anos, que participaram de tarefas em que se induzia o estresse e se media a reatividade cardiovascular e a recuperação de cada um desse fator estressante.

O ponto de partida é que se sabe que o estresse tem impacto na saúde e no bem-estar, nomeadamente causando o aumento da pressão arterial, da morbidade cardiovascular e das doenças cardíacas coronarianas. Por isso, é importante conhecer as nossas reações ao estresse, buscando fatores que possam funcionar como protetores.

A equipe queria então identificar e mensurar o impacto desses fatores na recuperação cardiovascular do estresse psicológico agudo.

Gratidão melhora saúde cardiovascular

Os experimentos de fato confirmaram que a gratidão tem um efeito único de proteção do nosso organismo, tanto na reação como na recuperação do estresse psicológico agudo, o que pode contribuir para a melhoria da saúde cardiovascular.

Por exemplo, uma atitude de gratidão previu respostas de pressão arterial sistólica mais baixas durante o período do teste de estresse, o que significa que o estado de gratidão tem um efeito direto de proteção, tanto nas reações como na recuperação do estresse.

Curiosamente, o estado de equilíbrio afetivo apresentou-se como um mediador na relação entre a gratidão e as reações cardiovasculares, amplificando os efeitos da atitude de gratidão - pessoas afetivamente equilibradas mostraram maior resiliência ante o estresse quando estavam em estado de gratidão.

Segundo os pesquisadores, estes resultados têm utilidade clínica imediata, na medida que existem várias intervenções de gratidão de baixo custo que podem contribuir para o bem-estar. Por exemplo, experimentos anteriores mostraram que pacientes cardíacos que fazem uso de diários de gratidão têm melhores resultados cardiovasculares do que aqueles que não o fazem.

Logo, a gratidão pode se constituir em um ponto de intervenção útil para a melhoria da nossa saúde cardiovascular.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Gratitude, affect balance, and stress buffering: A growth curve examination of cardiovascular responses to a laboratory stress task
Autores: Brian Leavy, Brenda H. O'Connell, Deirdre O'Shea
Publicação: Journal of Psychophysiology
Vol.: 183, 103-116
DOI: 10.1016/j.ijpsycho.2022.11.013
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Espiritualidade

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.