27/09/2023

Gel antibacteriano é 100 vezes mais eficaz que outros antibióticos

Redação do Diário da Saúde
Gel antibacteriano é 100 vezes mais eficaz que outros antibióticos
A síntese dispensa os compostos químicos que podem ser tóxicos ao ser humano.
[Imagem: Dmitry V. Vishnevetskii et al. - 10.1039/D3TB00261F]

Gel antibacteriano

Cientistas desenvolveram um gel antibacteriano à base de aminoácidos, contendo prata e enxofre, que é 100 vezes mais eficaz do que outros produtos equivalentes para combater bactérias que causam infecções hospitalares.

O medicamento é barato, não tóxico e fácil de sintetizar, o que significa que ele pode chegar facilmente ao uso clínico.

O desenvolvimento da resistência bacteriana aos antibióticos atuais tem gerado um grande esforço na busca por uma nova geração de medicamentos que sejam capazes de combater bactérias patogênicas e biofilmes - comunidades microbianas, aderidas umas às outras ou a qualquer outra superfície.

Devido às dificuldades nessa tarefa, a melhor abordagem hoje tem sido recomendar a redução no uso dos antibióticos.

Um elemento promissor para esses novos medicamentos é a prata, já que esse metal possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. As nanopartículas de prata têm demonstrado eficácia em curativos, implantes e catéteres. No entanto, para obter essas nanopartículas, os cientistas utilizam frequentemente materiais caros e tóxicos, que por vezes podem deixar vestígios na estrutura do medicamento, podendo ser perigosos para os seres humanos.

Dmitry Vishnevetskii e seus colegas da Universidade Estadual de Tver (Rússia) desenvolveram agora uma tecnologia ambientalmente amigável para sintetizar nanopartículas de prata. Nessa nova rota, os reagentes tóxicos foram substituídos por aminoácidos sulfurados naturalmente presentes no corpo humano.

As moléculas de aminoácidos reduzem (a redução é o oposto da oxidação) a prata dos seus sais, criando um gel e mantendo sua estrutura - basta misturar soluções de aminoácidos e sais de prata. Isso dispensa o uso de produtos químicos nocivos e não requer condições específicas, o que simplifica o processo.

Bactérias Eskape

Os pesquisadores testaram as capacidades antibacterianas do gel em colônias de bactérias ESKAPE, um grupo de microrganismos que inclui seis bactérias, nomeadamente Enterococcus, Staphylococcus, Klebsiella, Acinetobacter, Pseudomonas e Enterobacter, que são resistentes aos antibióticos e causam infecções hospitalares.

O gel antibacteriano mostrou-se 100 vezes mais eficaz na inibição do crescimento desses microrganismos e da formação de biofilmes do que outros medicamentos conhecidos à base de prata.

"Nossa tecnologia é simples, não tóxica e barata o suficiente para ser facilmente ampliada. Por isso, ela pode ser utilizada na síntese de medicamentos para o tratamento de diversas doenças: Infecções bacterianas agudas, crônicas e hospitalares. No futuro, planejamos testar os géis em animais de laboratório para determinar sua segurança e eficácia," disse o professor Vishnevetskii.

Checagem com artigo científico:

Artigo: l-Cysteine and N-acetyl-l-cysteine-mediated synthesis of nanosilver-based sols and hydrogels with antibacterial and antibiofilm properties
Autores: Dmitry V. Vishnevetskii, Dmitry V. Averkin, Alexey A. Efimov, Anna A. Lizunova, Olga V. Shamova, Elizaveta V. Vladimirova, Maria S. Sukharevad, Arif R. Mekhtieve
Publicação: Journal of Materials Chemistry B
Vol.: 11, 5794-5804
DOI: 10.1039/D3TB00261F
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Bactérias

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.