02/02/2024

Fonte da juventude pode ser uma célula do nosso sistema imunológico

Redação do Diário da Saúde
A fonte da juventude pode ser uma célula do nosso sistema imunológico
As células senescentes (azuis) acumulam-se à medida que envelhecemos. As células CAR-T podem ser programadas para procurá-las e destruí-las - a imagem mostra tecido pancreático saudável de um camundongo velho tratado com as células CAR-T quando era um filhote.
[Imagem: Amor Vegas Lab/Cold Spring Harbor Laboratory]

Célula da juventude?

A fonte da juventude tem preenchido a mente de exploradores e sonhadores há eras. Acontece que o elixir mágico antienvelhecimento tão procurado - e nunca encontrado - pode estar dentro de nós o tempo todo.

Corina Amor e colegas do Laboratório Cold Spring Harbor (EUA) descobriram que as células T do nosso sistema imunológico podem ser reprogramadas para combater o envelhecimento.

Recebendo o conjunto certo de modificações genéticas, estes glóbulos brancos podem atacar outro grupo de células conhecidas como células senescentes, que os cientistas acreditam ser as responsáveis por muitas das doenças que enfrentamos mais tarde na vida.

Células senescentes são aquelas que param de se replicar. À medida que envelhecemos, elas se acumulam no nosso corpo, resultando em inflamações prejudiciais. Embora existam atualmente vários medicamentos que podem eliminar essas células, muitos devem ser tomados repetidamente ao longo do tempo.

Como alternativa, Corina e seus colegas recorreram a uma droga "viva" chamada células CAR-T (receptor de antígeno quimérico). Eles descobriram que as células CAR-T podem ser manipuladas para eliminar células senescentes em camundongos. Como resultado, os animais acabaram vivendo vidas mais saudáveis, com menor peso corporal, melhor metabolismo, melhor tolerância à glicose e aumento da atividade física.

Todos os benefícios vieram sem qualquer dano ou toxicidade tecidual, garante a equipe.

"Se administramos [a terapia] a camundongos idosos, eles rejuvenescem. Se administrarmos a camundongos jovens, eles envelhecem mais lentamente. Nenhuma outra terapia no momento consegue fazer isso," disse Corina.

A equipe agora está investigando se as células CAR-T permitem que os animais vivam não apenas de forma mais saudável, mas também por mais tempo, o que pode nos colocar um passo de camundongo mais próximos de encontrar uma fonte da juventude - as imunoterapias baseadas em células CAR-T têm suspeitas de elas próprias causarem câncer.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Prophylactic and long-lasting efficacy of senolytic CAR T cells against age-related metabolic dysfunction
Autores: Corina Amor, Inés Fernández-Maestre, Saria Chowdhury, Yu-Jui Ho, Sandeep Nadella, Courtenay Graham, Sebastian E. Carrasco, Emmanuella Nnuji-John, Judith Feucht, Clemens Hinterleitner, Valentin J. A. Barthet, Jacob A. Boyer, Riccardo Mezzadra, Matthew G. Wereski, David A. Tuveson, Ross L. Levine, Lee W. Jones, Michel Sadelain, Scott W. Lowe
Publicação: Nature Aging
DOI: 10.1038/s43587-023-00560-5
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Rejuvenescimento

Células-tronco

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.