08/08/2022

Flavonoides do cacau baixam pressão tão bem quanto hipertensivos

Redação do Diário da Saúde
Flavonoides do cacau baixam pressão tão bem quanto hipertensivos
Já se sabia que os flavonoides do cacau podem ajudar a reduzir o risco cardiovascular, e este estudo tira as dúvidas que restavam.
[Imagem: MARS]

Cacau contra hipertensão

O cacau só reduz a pressão arterial e a rigidez arterial quando esses indicadores de saúde estão elevados.

Já se sabe que os flavonoides do cacau reduzem a pressão arterial e a rigidez arterial tanto quanto alguns medicamentos para hipertensão.

Contudo, permanecia uma preocupação de que o cacau como tratamento para a pressão arterial elevada pudesse representar riscos ao diminuir a pressão arterial quando ela não estiver elevada.

Sobretudo, era necessário aferir o efeito dos flavonoides na vida cotidiana, uma vez que os estudos anteriores nessa área foram realizados em ambientes experimentais rigidamente controlados.

Esta nova pesquisa reduz essas preocupações, abrindo caminho para que o cacau seja usado na prática clínica, na forma de uma terapia natural e sem contraindicações.

"Antes mesmo de considerar a introdução do cacau nas práticas clínicas, precisamos testar se os resultados relatados anteriormente em ambientes de laboratório se traduzem com segurança em ambientes do mundo real, com as pessoas vivendo suas vidas cotidianas", justificou o Dr. Christian Heiss, da Universidade de Surrey (Reino Unido).

Efeito seletivo

Por vários dias, onze participantes saudáveis consumiram, em dias alternados, seis cápsulas de flavonol de cacau, ou seis cápsulas de placebo, contendo apenas açúcar mascavo. Os participantes receberam um monitor de pressão arterial de braço e um clipe de dedo para medir a velocidade da onda de pulso (VOP), que mede os níveis de rigidez arterial.

As medidas da pressão arterial e da VOP foram feitas antes do consumo das cápsulas e a cada 30 minutos após a ingestão nas primeiras três horas, e a cada hora nas nove horas restantes.

Os pesquisadores constataram que a pressão arterial e a rigidez arterial só foram reduzidas nos participantes quando esses indicadores estavam altos, não havendo efeito quando a pressão arterial estava baixa pela manhã.

Significativamente, os efeitos foram identificados até oito horas após o consumo do cacau. Os pesquisadores acreditam que esse efeito duradouro pode ser devido à forma como as bactérias no intestino metabolizam os flavonoides do cacau.

"O que descobrimos indica que os flavonoides do cacau só diminuem a pressão arterial se ela estiver elevada. Trabalhar com as tecnologias de saúde pessoal nos participantes nos mostrou como a pressão arterial e a rigidez arterial podem ser variáveis no dia a dia, e mostrou o papel dos monitores pessoais de saúde no desenvolvimento e implementação de cuidados personalizados eficazes," concluiu o professor Heiss.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Assessing Variability in Vascular Response to Cocoa With Personal Devices: A Series of Double-Blind Randomized Crossover n-of-1 Trials
Autores: Christian Heiss
Publicação: Frontiers in Nutrition
Vol.: 9: 886597
DOI: 10.3389/fnut.2022.886597
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.