29/03/2022

Flavonoides de cacau podem ajudar a reduzir o risco cardiovascular

Redação do Diário da Saúde
Flavanoides de cacau podem ajudar a reduzir o risco cardiovascular
Alimentos contendo flavanoides.
[Imagem: MARS]

Flavonoides de cacau

O primeiro estudo em larga escala para testar os efeitos a longo prazo de um suplemento de flavonoides de cacau para prevenir doenças cardiovasculares trouxe sinais promissores de que esses compostos naturais podem ter efeitos cardiovasculares protetores.

Embora nenhum dos suplementos tenha reduzido significativamente o desfecho primário do total de eventos cardiovasculares, as pessoas que receberam o suplemento de flavonoide de cacau - observe que esse extrato é totalmente diferente de um chocolate - tiveram uma taxa de morte cardiovascular 27% menor - um desfecho secundário pré-especificado.

Houve uma redução de 10% no total de eventos cardiovasculares, o desfecho primário do estudo, que não foi estatisticamente significativo.

"Quando olhamos para a totalidade das evidências para os desfechos cardiovasculares primários e secundários no [ensaio clínico] COSMOS, vemos sinais promissores de que um suplemento de flavonoide de cacau pode reduzir eventos cardiovasculares importantes, incluindo morte por doença cardiovascular," disse o Dr. Howard Sesso, do Hospital Brigham and Women's (EUA). "Essas descobertas merecem uma investigação mais aprofundada para entender melhor os efeitos dos flavonoides do cacau na saúde cardiovascular."

"Estudos anteriores sugeriram benefícios para a saúde geradas pelos flavonoides - compostos em vários alimentos à base de plantas, incluindo cacau, chá, uvas e frutas vermelhas," disse Joann Manson, membro da equipe. "O COSMOS não foi um teste de chocolate - em vez disso, é um teste rigoroso de um suplemento de extrato de cacau que contém níveis de flavonoides de cacau que uma pessoa nunca poderia consumir do chocolate sem adicionar calorias, gordura e açúcar em excesso à sua dieta".

Prefira uma dieta saudável

O desfecho cardiovascular primário para a intervenção com flavanol de cacau foi uma medida composta de todos os eventos cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos, acidente vascular cerebral, revascularização coronariana, morte cardiovascular, doença da artéria carótida, cirurgia de artéria periférica e angina instável.

Mais de 21.000 participantes foram randomizados para tomar cápsulas diárias que continham 500 mg de flavonoides de cacau, um comprimido multivitamínico, nenhum ou ambos - as cápsulas e comprimidos foram doados por indústrias fabricantes, portanto interessadas na venda dos produtos, um potencial conflito de interesse.

O multivitamínico diário não teve efeito significativo sobre os eventos cardiovasculares totais ou individuais. Não houve questões de segurança nem para os flavonoides de cacau e nem para os multivitamínicos.

"Embora nosso estudo sugira sinais intrigantes para a proteção cardiovascular com flavonoides de cacau, quaisquer benefícios à saúde devidos à ingestão desses suplementos precisarão de confirmação em um estudo futuro," disse Manson.

"Nossa mensagem para os consumidores é comer uma dieta saudável e equilibrada, rica em fontes alimentares naturais de flavonoides, e ficar atento enquanto avaliamos outros resultados importantes de saúde no COSMOS," acrescentou Sesso.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Effect of Cocoa Flavanol Supplementation for Prevention of Cardiovascular Disease Events: The COSMOS Randomized Clinical Trial
Autores: Howard D. Sesso, JoAnn E. Manson, Aaron K. Aragaki, Pamela M. Rist, Lisa G. Johnson, Georgina Friedenberg, Trisha Copeland, Allison Clar, Samia Mora, M. Vinayaga Moorthy, Ara Sarkissian, William R. Carrick, Garnet L. Anderson
Publicação: American Journal of Clinical Nutrition
DOI: 10.1093/ajcn/nqac055

Artigo: Multivitamins in the prevention of cancer and cardiovascular disease: The COSMOS randomized clinical trial
Autores: Howard D. Sesso, Pamela M. Rist, Aaron K. Aragaki, Susanne Rautiainen, Lisa G. Johnson, Georgina Friedenberg, Trisha Copeland, Allison Clar, Samia Mora, M Vinayaga Moorthy, Ara Sarkissian, Jean Wactawski-Wende, Lesley F. Tinker, William R. Carrick, Garnet L. Anderson, JoAnn E. Manson
Publicação: American Journal of Clinical Nutrition
DOI: 10.1093/ajcn/nqac056
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.