14/06/2023

Fibromialgia altera o cérebro dos pacientes

Redação do Diário da Saúde
Fibromialgia altera o cérebro dos pacientes
Áreas alteradas no cérebro de pacientes que sofrem de dores crônicas advindas da fibromialgia.
[Imagem: Benjamin Mosch et al. - 10.1186/s13075-023-03064-0]

Dor altera o cérebro

Um dos principais sintomas experimentados por pacientes com fibromialgia é a dor crônica.

O Dr. Benjamin Mosch e seus colegas da Universidade de Bochum (Alemanha) acreditam ter descoberto um dos mecanismos que torna essa dor tão persistente.

Usando dados de ressonância magnética, os pesquisadores provaram que as áreas do cérebro envolvidas no processamento e avaliação emocional da dor são alteradas nos pacientes com fibromialgia.

As alterações foram verificadas tanto na substância cinzenta, que abriga principalmente as células nervosas, quanto na substância branca, que consiste principalmente em conexões de fibra entre as células nervosas.

A intensidade da diminuição de volume nas regiões cerebrais relevantes mostrou-se inversamente relacionada à intensidade da dor relatada pelos pacientes.

"Em certas regiões responsáveis pela inibição da dor, encontramos uma diminuição da massa cinzenta nos pacientes em relação aos indivíduos saudáveis," explica Benjamin Mosch. "Nos pacientes, o volume dessas regiões foi significativamente reduzido."

A equipe também constatou uma alteração na transmissão dos sinais neurais no tálamo, que é considerado um nódulo importante no processamento neuronal da dor. Os desvios da substância branca em pacientes com fibromialgia, em comparação com controles saudáveis, mostram que os pacientes sofreram alterações na capacidade de condução dos sinais de dor.

Segundo a equipe, estas descobertas abrem caminho para o desenvolvimento de intervenções diferenciadas para lidar com a dor crônica, assim como de uma métrica que possa medir objetivamente a dor dos pacientes, sem depender da subjetividade dos autorrelatos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Brain morphometric changes in fibromyalgia and the impact of psychometric and clinical factors: A volumetric and diffusion-tensor imaging study,
Autores: Benjamin Mosch, Verena Hagena, Stephan Herpertz, Martin Diers
Publicação: Arthritis Research and Therapy
DOI: 10.1186/s13075-023-03064-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dores Crônicas

Cérebro

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.