14/03/2024

Felicidade pode ser aprendida, mas é preciso continuar praticando

Redação do Diário da Saúde
Felicidade pode ser aprendida, mas é preciso continuar praticando
Várias universidades já oferecem cursos para ensinar felicidade, com benefícios aferidos.
[Imagem: Chenspec/Pixabay]

Como aprender a ser feliz

É possível aprender a ser feliz, garantem Catherine Hobbs e colegas da Universidade de Bristol (Reino Unido), mas isto exigirá um esforço constante.

A felicidade obtida pelo aprendizado somente será duradoura se você continuar praticando.

A equipe já havia constatado que ensinar aos alunos os resultados dos estudos científicos mais recentes sobre a felicidade havia criado uma melhoria acentuada no bem-estar desses estudantes.

Mas este estudo mais recente descobriu que esses aumentos de bem-estar são de curta duração, a menos que os hábitos baseados em evidências aprendidos no curso - como gratidão, exercício, meditação ou registro em um diário - sejam mantidos a longo prazo.

"É como ir à academia - não podemos esperar fazer uma aula e ficar em forma para sempre. Tal como acontece com a saúde física, temos que trabalhar continuamente na nossa saúde mental, caso contrário as melhorias serão temporárias," disse o professor Bruce Hood, coordenador da equipe.

Curso de felicidade

Lançado em 2018, o curso Ciência da Felicidade da Universidade de Bristol é um dos pioneiros no mundo. O curso não envolve exames e ensina aos alunos o que os mais recentes estudos revisados por pares em psicologia e neurociência dizem que realmente nos deixa felizes.

"Muito do que ensinamos gira em torno de intervenções de psicologia positiva que desviam sua atenção de si mesmo, ajudando os outros, estando com amigos, agradecendo ou meditando. Isso é o oposto da atual doutrina do 'autocuidado', mas inúmeros estudos mostraram que sair da nossa cabeça ajuda a nos afastar de ruminações negativas que podem ser a base de tantos problemas de saúde mental," detalhou Hood.

Entre as lições ensinadas no Curso de Felicidade estão:

  • Conversar com estranhos nos deixa mais felizes, apesar de a maioria de nós evitar tais encontros.
  • As mídias sociais não são ruins para todos, mas podem ser ruins para pessoas que se concentram na sua reputação.
  • A solidão afeta nossa saúde, prejudicando nosso sistema imunológico.
  • O otimismo aumenta a expectativa de vida.
  • Dar presentes a outras pessoas ativa os centros de recompensa em nosso cérebro - muitas vezes proporcionando mais felicidade do que gastar dinheiro consigo mesmo.
  • A privação do sono afeta o quanto somos valorizados pelos outros.
  • Caminhar na natureza desativa parte do cérebro relacionada às ruminações negativas, que estão associadas à depressão.
  • Bondade e felicidade estão correlacionadas.

Os alunos que fizeram o curso relataram uma melhora de 10 a 15% no bem-estar. Mas apenas aqueles que continuaram a implementar as aprendizagens do curso mantiveram esse bem-estar melhorado quando foram novamente entrevistados, dois anos depois.

"Este estudo mostra que fazer um curso - seja na academia, em um retiro de meditação ou em um curso de felicidade baseado em evidências como o nosso - é apenas o começo: Você deve se comprometer a usar regularmente o que aprendeu.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Long?term analysis of a psychoeducational course on university students mental well?being
Autores: Catherine Hobbs, Sarah Jelbert, Laurie R. Santos, Bruce Hood
Publicação: Higher Education
DOI: 10.1007/s10734-024-01202-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Educação

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.