15/05/2023

Experiências de quase morte são comuns em pacientes que passaram pela UTI

Redação do Diário da Saúde
Experiências de quase morte são comuns em pacientes que passaram pela UTI
As experiências de quase morte são mais reais do que a realidade, com várias pesquisas confirmando que EQMs não são alucinações.
[Imagem: Wikimedia]

Experiências intensamente vívidas

Uma nova pesquisa sobre a incidência das experiências de quase morte (EQM) em pacientes internados em unidades de cuidados intensivos revela que 15% deles relataram ter tido uma EQM.

São raros estudos prospectivos de alta qualidade sobre EQM, como este, feito apenas em pacientes internados em UTIs com etiologias homogêneas, como parada cardíaca ou sobreviventes de traumatismos.

Esta foi a proposta de Anne-Françoise Rousseau e colegas das universidades de Liège (Bélgica) e de Laval (Canadá), que analisaram 126 participantes adultos que permaneceram por tempo superior a 7 dias na UTI - todos foram entrevistados após terem tido alta.

Nessa amostra, 19 pacientes (15%) relataram ter vivenciado uma EQM conforme identificada pela escala desenvolvida pelo professor Charles Bruce Greyson, da Universidade da Virgínia (EUA), que caracteriza uma experiência de quase morte como "intensamente vívida e muitas vezes transformadora de vida, que ocorre frequentemente sob condições fisiológicas extremas".

Os participantes foram ainda avaliados quanto a experiências dissociativas, espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais, bem como quanto a dezenas de parâmetros médicos. Um ano depois, foram contatados por telefone para avaliar sua qualidade de vida, com recurso a um questionário que abarca cinco dimensões da qualidade de vida.

Experiências de quase morte são comuns em pacientes que passaram pela UTI
Outras pesquisas já haviam mostrado que as experiências de quase morte são mais comuns do que se imagina, além de mostrar que elas variam bastante entre as pessoas em termos de sensações e experiências.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Parâmetros cognitivos e espirituais

Os pesquisadores contam que, além de uma incidência de EQM de 15%, os parâmetros cognitivos e espirituais superaram os parâmetros médicos como preditores da emergência de uma EQM.

Enquanto as análises univariadas associaram a ventilação mecânica, sedação, analgesia, motivo de internamento, disfunção orgânica primária, propensão para estados dissociativos e para a espiritualidade à emergência da EQM, a análise de regressão logística multivariada indicou apenas a maior propensão para sintomas dissociativos e um maior bem-estar espiritual e pessoal como fatores potenciadores da EQM.

A avaliação um ano depois demonstrou que a EQM não foi significativamente associada à qualidade de vida.

Apesar de reconhecerem que são necessários mais estudos para confirmar os resultados obtidos em grupos maiores ou em sobreviventes de um internamento mais curto, os autores concluem que "a recordação de uma EQM não é tão rara na UTI". Tendo em conta que as EQM "são tipicamente relatadas como transformadoras e podem estar associadas a emoções negativas, consideramos clinicamente relevante entrevistar os pacientes sobre qualquer memória potencial ao acordarem," concluiu a equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Incidence of near-death experiences in patients surviving a prolonged critical illness and their long-term impact: a prospective observational study
Autores: Anne-Françoise Rousseau, Laurence Dams, Quentin Massart, Laila Choquer, Héléna Cassol, Steven Laureys, Benoit Misset, Nadia Dardenne, Olivia Gosseries, Charlotte Martial
Publicação: Critical Care
Vol.: 27, Article number: 76
DOI: 10.1186/s13054-023-04348-2
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Espiritualidade

Mente

Meditação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.