23/01/2023

Exercícios atuam nas mitocôndrias para preservar aptidão física no envelhecimento

Com informações da Agência Fapesp
Exercícios atuam nas mitocôndrias para preservar aptidão física no envelhecimento
Curiosamente, também se sabe que defeitos nas mitocôndrias fazem você viver mais por meio de um processo de recuperação.
[Imagem: Jo Luijten/Pixabay]

Exercícios e mitocôndrias

É consenso entre os especialistas que a prática regular de exercício físico é fundamental para garantir qualidade de vida e a longevidade. No entanto, ainda pouco se sabe sobre como esse hábito influencia o funcionamento das células musculares.

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) acabam de elucidar um desses mecanismos, que contribui para a manutenção da aptidão física até mesmo durante o envelhecimento.

A resposta está na mitocôndria.

Esse importante componente celular, responsável por fornecer energia às células, está em constante remodelamento graças a um fenômeno chamado dinâmica mitocondrial. Essa organela pode se dividir em duas ou se unir a outra semelhante por meio de processos denominados fissão e fusão mitocondrial. A partir dessa dinâmica são coordenadas a distribuição e a função das centenas ou milhares de mitocôndrias presentes nas células musculares.

Por meio de experimentos com um organismo modelo bem simples, o verme de solo Caenorhabditis elegans, os pesquisadores observaram que, durante o envelhecimento, vão se acumulando nas células musculares mitocôndrias fragmentadas, que não conseguem cumprir bem suas funções.

Mas, quando o exercício físico é praticado regularmente ao longo da vida, a frequência de mitocôndrias fragmentadas aumenta, o que beneficia tanto o metabolismo mitocondrial quanto o funcionamento celular, contribuindo assim para a manutenção da fisiologia muscular durante o envelhecimento.

"Demonstramos que, no músculo, uma única sessão de exercício físico induz rapidamente a fissão mitocondrial. E logo em seguida, após um período de recuperação, ocorre a fusão mitocondrial. Já sessões diárias ao longo da vida favorecem o aparecimento de mitocôndrias conectadas, retardando então a fragmentação mitocondrial e o declínio do condicionamento físico observados durante o envelhecimento. Dessa forma, o exercício físico e a dinâmica mitocondrial apresentaram importante associação com a manutenção da função muscular na senescência. Era a prova de conceito que faltava," detalhou o professor Júlio César Ferreira.

O estudo ajuda a explicar como o exercício físico regular contribui para o envelhecimento saudável, regulando os principais sistemas que alicerçam o bom funcionamento celular, entre eles a dinâmica mitocondrial, dando um embasamento biológico para as tão conhecidas recomendações de que as pessoas devem se exercitar para manter boa saúde.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Exercise preserves physical fitness during aging through AMPK and mitochondrial dynamics
Autores: Juliane Cruz Campos, Luiz Henrique Marchesi Bozi, Barbara Krum, Luiz Roberto Grassmann Bechara, Nikolas Dresch Ferreira, Gabriel Santos Arini, Rudá Prestes Albuquerque, Annika Traa, Takafumi Ogawa, Alexander M. van der Bliek, Afshin Beheshti, Edward T. Chouchani, Jeremy M. Van Raamsdonk, T. Keith Blackwell, Julio Cesar Batista Ferreira
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 120 (2) e2204750120
DOI: 10.1073/pnas.2204750120
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Rejuvenescimento

Terceira Idade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.