15/06/2023

Exercício físico resistido, como musculação, previne sintomas de Alzheimer

Redação do Diário da Saúde
Exercício físico resistido, como musculação, previne sintomas de Alzheimer
"O exercício físico resistido se confirma cada vez mais como estratégia efetiva para evitar o surgimento dos sintomas de Alzheimer esporádica."
[Imagem: Freepik]

Exercício resistido

A prática de exercícios físicos resistidos, como musculação, pode prevenir ou pelo menos retardar o aparecimento de sintomas de Alzheimer.

Isso coloca esse tipo de atividade física como uma terapia simples e acessível para pacientes com a doença, afirmam Henrique Campos e colegas das universidades Federal de São Paulo (Unifesp) e de São Paulo (USP).

Este trabalho é importante porque, apesar dos idosos e pacientes com demência dificilmente estarem aptos para realizar exercícios aeróbicos de alta intensidade, como corrida, são essas atividades que são usadas na maioria dos trabalhos científicos relacionados à doença de Alzheimer.

Por outro lado, a própria OMS (Organização Mundial de Saúde), recomenda o exercício resistido como melhor opção para a manutenção do equilíbrio e da postura e, consequentemente, a prevenção de quedas.

O exercício resistido é caracterizado por contrações de músculos específicos contra uma resistência externa, sendo considerado uma estratégia essencial para aumentar a massa muscular, a força e a densidade óssea, bem como melhorar a composição corporal geral, a capacidade funcional e o equilíbrio. Além disso, essa prática ajuda a prevenir ou mitigar a sarcopenia (fraqueza muscular), facilitando o desempenho das tarefas do dia a dia.

Reversão dos efeitos neuropatológicos

Para observar os efeitos neuroprotetores da prática de exercícios resistidos, os pesquisadores realizaram experimentos com camundongos transgênicos que possuem uma mutação responsável pelo acúmulo de placas beta-amiloide no cérebro. Essas proteínas se agrupam no sistema nervoso central, comprometem a transmissão de sinapses e causam danos aos neurônios, sendo consideradas marcas típicas da doença de Alzheimer.

Os animais foram treinados para subir uma escada de 110 centímetros (cm) de altura, com inclinação de 80º e degraus separados por dois cm de distância. Uma carga progressiva de 75%, 90% e 100% de seu peso foi acoplada nas caudas, mimetizando o que pode ser feito em equipamentos utilizados em academias.

Os níveis de corticosterona, um hormônio equivalente ao cortisol em humanos, cujo aumento está relacionado ao estresse e, consequentemente, a um risco maior de desenvolver a doença de Alzheimer foi normalizado com o exercício, igualando-se ao do grupo-controle, composto por animais saudáveis - sem a mutação que causa condições similares ao Alzheimer. A análise do cérebro dos animais revelou também diminuição na formação das placas beta-amiloide.

"Isso confirma que a atividade física pode reverter alterações neuropatológicas que causam os sintomas clínicos da doença," disse Henrique.

Menor agitação

Os camundongos que fizeram os exercícios também apresentaram uma diminuição dos sinais de ansiedade, medida por meio de movimentos dos animais que são interpretados de forma similar à agitação característica de alguns pacientes com Alzheimer ou outro tipo de demência.

"O exercício físico resistido se confirma cada vez mais como estratégia efetiva para evitar o surgimento dos sintomas de Alzheimer esporádica [não associada a uma mutação herdada], que é multifatorial e pode estar relacionada ao envelhecimento, ou para retardá-los nos casos da forma familiar da doença," disse a professora Beatriz Longo. "A principal possível razão para isso é sua ação anti-inflamatória."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Neuroprotective effects of resistance physical exercise on the APP/PS1 mouse model of Alzheimer’s disease
Autores: Henrique Correia Campos, Deidiane Elisa Ribeiro, Debora Hashiguchi, Talita Glaser, Milena da Silva Milanis, Christiane Gimenes, Deborah Suchecki, Ricardo Mario Arida, Henning Ulrich, Beatriz Monteiro Longo
Publicação: Frontiers in Neuroscience
DOI: 10.3389/fnins.2023.1132825
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Prevenção

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.