15/03/2023

Exame de sangue fornece diagnóstico de ansiedade

Redação do Diário da Saúde
Exame de sangue fornece diagnóstico de ansiedade
"Existem pessoas que têm ansiedade e não são diagnosticadas adequadamente," diz o Dr. Niculescu.
[Imagem: Indiana University]

Exame para ansiedade

Um exame de sangue simples logo poderá fornecer um diagnóstico preciso de ansiedade.

E não é apenas dizer se a pessoa tem ou não ansiedade.

O teste examina biomarcadores que podem determinar objetivamente o risco de alguém desenvolver ansiedade, a gravidade de sua ansiedade atual e quais terapias provavelmente tratariam melhor sua ansiedade.

Ao menos esta é a promessa do professor Alexander Niculescu, da Universidade de Indiana (EUA).

"A abordagem atual é conversar com as pessoas sobre como elas se sentem para ver se podem tomar medicamentos, mas alguns medicamentos podem causar dependência e criar mais problemas. Queríamos ver se nossa abordagem para identificar biomarcadores sanguíneos poderia nos ajudar a associar as pessoas aos medicamentos existentes que funcionariam melhor e poderiam ser uma escolha não viciante," disse ele.

Biomarcadores de ansiedade

A mesma equipe já havia desenvolvido um exame para medir a dor, e agora utilizou a mesma técnica para avaliar a ansiedade.

Ao examinar biomarcadores de RNA no sangue, os pesquisadores conseguiram identificar o estado atual de ansiedade dos pacientes e combiná-los com medicamentos e nutracêuticos, mostrando como diferentes opções poderiam ser eficazes para cada um com base em sua biologia.

Os biomarcadores de uma pessoa também podem mudar com o tempo, mas Niculescu afirma que o teste pode tirar proveito disto, usando essas variações para avaliar o risco de uma pessoa desenvolver níveis mais altos de ansiedade no futuro, bem como outros fatores podem afetar sua ansiedade, como alterações hormonais.

"Existem pessoas que têm ansiedade e não são diagnosticadas adequadamente, então elas têm ataques de pânico, mas pensam que estão tendo um ataque cardíaco e vão para o pronto-socorro com todos os tipos de sintomas físicos," exemplificou Niculescu. "Se pudermos saber isso antes, podemos evitar essa dor e sofrimento e tratá-las mais cedo com algo que corresponda ao seu perfil."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Towards precision medicine for anxiety disorders: objective assessment, risk prediction, pharmacogenomics
Autores: K. Roseberry, H. Le-Niculescu, D. F. Levey, R. Bhagar, K. Soe, J. Rogers, S. Palkowitz, N. Pina, W. A. Anastasiadis, S. S. Gill, S. M. Kurian, A. Shekhar, A. B. Niculescu
Publicação: Molecular Psychiatry
DOI: 10.1038/s41380-023-01998-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Diagnósticos

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.