29/02/2024

Exame de sangue detecta Alzheimer tão bem quanto exames cerebrais

Redação do Diário da Saúde
Exame de sangue detecta Alzheimer tão bem quanto punções e exames cerebrais
O diagnóstico de Alzheimer hoje exige exames caros e só disponíveis nas grandes cidades.
[Imagem: Moondance/Pixabay]

Exame de sangue para Alzheimer

Um simples exame de sangue para diagnosticar a doença de Alzheimer poderá em breve substituir métodos de rastreio mais invasivos e caros, como punções lombares e tomografias cerebrais.

O exame de sangue usa uma técnica altamente sensível para medir os níveis de proteínas chamadas tau, associadas à doença de Alzheimer, que se encontram no sangue. Um estudo comparativo mostrou que o exame de sangue pode ser tão bom na detecção dos sinais moleculares da doença de Alzheimer no cérebro quanto os testes do líquido cefalorraquidiano aprovados nos EUA para o diagnóstico da neuropatologia.

A presença das placas de proteínas beta-amiloide no cérebro altera os níveis de várias formas das proteínas tau, estas tanto no cérebro quanto no sangue. O teste consiste em medir a proporção de tau-217 fosforilada (ptau-217) e tau não fosforilada no sangue, de modo a ter um indicador dos níveis de amiloide cerebral sem ter que mexer no cérebro.

Os resultados demonstram que o exame de sangue permite diagnosticar o Alzheimer com tanta precisão quanto os testes do líquido cefalorraquidiano e as tomografias cerebrais, mesmo em pacientes com sintomas leves, e pode ser usado para detectar sinais moleculares da doença de Alzheimer no cérebro mesmo quando os sintomas ainda não surgiram.

"Num futuro próximo, este tipo de exame de sangue substituirá a necessidade de testes de imagens PET e de líquido cefalorraquidiano dispendiosos e menos acessíveis em clínicas especializadas em memória," disse o professor Oskar Hansson, da Universidade de Lund (Suécia). "Em seguida, precisamos determinar se o exame de sangue para Alzheimer também funciona nos cuidados primários. Isto está sendo investigado na Suécia."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Highly Accurate Blood Test for Alzheimer’s Disease Comparable or Superior to Clinical CSF Tests
Autores: Nicolas R. Barthélemy, Gemma Salvadó, Suzanne Schindler, Yingxin He, Shorena Janelidze, Lyduine E. Collij, Benjamin Saef, Rachel L. Henson, Charles D. Chen, Brian A. Gordon, Yan Li, Renaud La Joie, Tammie L. S. Benzinger, John C. Morris, Niklas Mattsson-Carlgren, Sebastian Palmqvist, Rik Ossenkoppele, Gil D. Rabinovici, Erik Stomrud, Randall J. Bateman, Oskar Hansson
Publicação: Nature Medicine
DOI: 10.1038/s41591-024-02869-z
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Neurociências

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.