22/05/2023

Estimulação elétrica no cérebro melhora memória de idosos, com efeito duradouro

Redação do Diário da Saúde
Estimulação elétrica no cérebro melhora memória de idosos, com efeito duradouro
É mais uma aplicação dessa técnica emergente, que interage com a bioeletricidade do corpo humano.
[Imagem: Jorge Almeida et al. - 10.1007/s11357-023-00738-0]

Eletricidade no cérebro

A estimulação elétrica não invasiva do cerebelo direito gerou melhorias no desempenho da memória episódica em idosos saudáveis após um programa de intervenção de apenas 12 dias.

E os efeitos permaneciam quatro meses após a intervenção.

Estes foram os resultados de uma pesquisa realizada por Jorge Almeida e colegas da Universidade de Coimbra (Portugal).

Eles também confirmaram que os ganhos são obtidos com a estimulação do cerebelo, que é uma das regiões neuronais causalmente envolvidas na memória episódica durante o envelhecimento.

Até pouco tempo atrás, os cientistas consideravam o cerebelo exclusivamente como a base da coordenação motora, controlando o nosso equilíbrio e postura, por exemplo. Nas últimas décadas, contudo, estudos comprovaram que esta região cerebral, situada na parte inferior do cérebro, também influencia decisivamente os processos cognitivos e emocionais.

Estimulação transcraniana

A equipe administrou um programa de neuroestimulação de 12 dias no cerebelo direito de 56 idosos saudáveis, com idade igual ou superior a 60 anos, usando uma técnica chamada estimulação anódica transcraniana por corrente contínua.

Os resultados demonstraram a relevância causal do cerebelo em processos associados à memória episódica de longo prazo, destacando seu papel na regulação e manutenção do processamento cognitivo.

"Isto abre a possibilidade de desenvolver intervenções não farmacológicas para melhorar a fragilidade cognitiva típica da idade e promover melhorias duradouras que, pelo menos, ultrapassem os quatro meses testados no nosso estudo," disse o professor Jorge.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The cerebellum is causally involved in episodic memory under aging
Autores: Jorge Almeida, Ana R. Martins, Lénia Amaral, Daniela Valério, Qasim Bukhari, Guilherme Schu, Joana Nogueira, Mónica Spínola, Ghazaleh Soleimani, Filipe Fernandes, Ana R. Silva, Felipe Fregni, Marcel Simis, Mário Simões, André Peres
Publicação: Geroscience
DOI: 10.1007/s11357-023-00738-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Cérebro

Terapias Alternativas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.