13/12/2022

Curativo elétrico monitora e cicatriza ferimentos

Redação do Diário da Saúde
Curativo elétrico monitora e cicatriza ferimentos
Ilustração da bandagem inteligente sem fio no braço humano (esquerda) e fotos do protótipo (direita).
[Imagem: Jian-Cheng Lai/Bao Research Group/Stanford University]

Curativo com estimulação elétrica

Pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) desenvolveram um curativo inteligente sem fio que se mostrou promissor em acelerar o reparo de tecidos, não apenas monitorando o processo de cicatrização, mas tratando ativamente o ferimento.

O curativo promove o fechamento mais rápido das feridas, aumenta o fluxo de sangue novo para o tecido lesionado e melhora a recuperação da pele, reduzindo significativamente a formação de cicatrizes.

Já é bem documentado que a estimulação elétrica, também conhecida como galvanotaxia, acelera a migração de queratinócitos para o local de um ferimento, limita as infecções bacterianas e evita o desenvolvimento de biofilmes bacterianos nas superfícies da pele, promovendo proativamente o crescimento de tecido novo e ajudando no reparo do tecido.

Os pesquisadores foram capazes de pegar essa tecnologia bem estudada e integrá-la a dados de biossensores em tempo real para fornecer uma nova modalidade de tratamento automatizado.

A bandagem inteligente é composta por circuitos sem fio que usam sensores de impedância e temperatura para monitorar a progressão da cicatrização das feridas. Se o ferimento estiver menos cicatrizado ou se uma infecção for detectada, os sensores avisam a unidade central de processamento para aplicar mais estimulação elétrica, para acelerar o fechamento do tecido e reduzir a infecção.

Enquanto isso, os dados dos sensores podem ser acompanhados em tempo real em um telefone celular por meio de uma conexão sem fios.

A equipe agora pretende aumentar o tamanho da bandagem, reduzir os custos de fabricação e equacionar a questão do armazenamento de dados - tudo isto é necessário para escalonar para produção em massa do curativo inteligente.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Wireless, closed-loop, smart bandage with integrated sensors and stimulators for advanced wound care and accelerated healing
Autores: Yuanwen Jiang, Artem A. Trotsyuk, Simiao Niu, Dominic Henn, Kellen Chen, Chien-Chung Shih, Madelyn R. Larson, Alana M. Mermin-Bunnell, Smiti Mittal, Jian-Cheng Lai, Aref Saberi, Ethan Beard, Serena Jing, Donglai Zhong, Sydney R. Steele, Kefan Sun, Tanish Jain, Eric Zhao, Christopher R. Neimeth, Willian G. Viana, Jing Tang, Dharshan Sivaraj, Jagannath Padmanabhan, Melanie Rodrigues, David P. Perrault, Arhana Chattopadhyay, Zeshaan N. Maan, Melissa C. Leeolou, Clark A. Bonham, Sun Hyung Kwon, Hudson C. Kussie, Katharina S. Fischer, Gurupranav Gurusankar, Kui Liang, Kailiang Zhang, Ronjon Nag, Michael P. Snyder, Michael Januszyk, Geoffrey C. Gurtner, Zhenan Bao 
Publicação: Nature Biotechnology
DOI: 10.1038/s41587-022-01528-3
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Equipamentos Médicos

Tratamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.