29/06/2023

É possível controlar a febre maculosa sem eliminar as capivaras?

Redação do Diário da Saúde
Controlar a febre maculosa é possível usando carrapaticida e cortando a grama
Quando a fêmea termina de sugar o sangue do animal infectado com a bactéria Rickettsia rickettsii, ela cai no chão e abre um buraco no solo, onde deposita entre 7 mil e 10 mil ovos.
[Imagem: CDC/Christopher Paddock/James Gathany-Wikimedia Commons]

Controle simples

A febre maculosa é caracterizada como uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e é transmitida pelo carrapato-estrela Amblyomma spp, que se hospeda em animais de pequeno e de grande porte, como a capivara ou o cavalo.

Recentemente, um número relevante de casos fatais passou a preocupar as autoridades sanitárias, que voltaram a tomar algumas medidas de precaução com relação à doença.

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) conseguiram agora realizar o controle da doença em uma das fazendas da universidade usando dois métodos simples, largamente conhecidos: Usar carrapaticida e manter a grama cortada.

Quando a fêmea termina de sugar o sangue do animal infectado com a bactéria Rickettsia rickettsii, ela cai no chão e abre um buraco no solo, onde deposita entre 7 mil e 10 mil ovos. Cerca de 95% destes viram carrapatos, que, quando originados de uma fêmea doente, também ficam infectados e passam a transmitir a doença ao picar os animais e humanos.

Esses filhotes então sobem pelas plantas e ficam aguardando a passagem de um animal, ou um humano, para que possam pegar uma carona e sugar seu sangue, reiniciando o ciclo. Assim, uma das primeiras informações coletadas pelos pesquisadores sobre a doença foi o fato de a sua transmissão estar diretamente associada ao gramado.

A partir daí, os pesquisadores passaram a procurar maneiras de controle dos carrapatos por meio do uso de maquinários agrícolas. "Tratava-se de um problema ambiental, não de um problema de parasitismo," explica o professor Carlos Alberto Perez, da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Deu certo, e a doença está sob controle no campus da universidade. Para evitar a transmissão da febre maculosa, as medidas a serem tomadas são a manutenção do tamanho da grama em áreas verdes, juntamente com a utilização de produtos químicos registrados para o controle do carrapato, o que deve ser feito com a supervisão de engenheiros agrônomos e florestais.

Antibióticos e capivaras

A febre maculosa está longe de ser uma novidade. O que aconteceu é que os casos foram controlados e quase desapareceram por mais de meio século.

O problema era grave no início do século passado. Contudo, a partir dos anos 1930, a venda livre dos antibióticos, quando não havia obrigatoriedade de receita para a compra dos medicamentos, ajudou a controlar a doença. "Então, durante mais de 40 anos, houve um silêncio epidemiológico," comenta Carlos Alberto.

Também nessa época a caça de animais silvestres era uma prática comum, o que ajudou a manter o controle da capivara, que é um roedor e também se reproduz muito rapidamente.

Vieram então duas modificações: A compra de antibióticos ficou mais complicada, exigindo uma receita médica, e a caça de animais silvestres foi proibida, o que fez com que a população das capivaras explodisse, com os animais hoje ocupando inúmeras áreas urbanas. Ao contrário de outros países, o Brasil ainda não conseguiu implantar uma política de manejo dos animais silvestres que possam representar riscos para a população humana.

Diagnóstico da febre maculosa

Os sintomas iniciais da doença são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e calafrio. Em um segundo estágio, pontos vermelhos nas palmas das mãos e nas solas dos pés começam a aparecer.

O pesquisador explica que o desafio atual na identificação da doença é o fato de seus sintomas serem muito semelhantes aos de outras enfermidades - é fácil confundir a febre maculosa com a dengue, por exemplo.

Por isso é necessário informar ao médico sobre o possível contato com carrapatos para um diagnóstico mais preciso.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Bactérias

Cobaias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.