18/05/2018

Cinco hábitos saudáveis garantem mais de 10 anos adicionais de vida

Redação do Diário da Saúde
Cinco hábitos saudáveis garantem mais de 10 anos adicionais de vida
Juntar-se a um grupo pode ajudar a incentivar os exercícios físicos.
[Imagem: CC0 Creative Commons/Pixabay]

Hábitos para uma vida mais longa

Manter um estilo de vida saudável - dieta saudável, exercícios regulares e não fumar - pode prolongar a expectativa de vida em até 14 anos para as mulheres e mais de 12 anos para os homens.

Os dados, que constam de uma pesquisa publicada na revista Circulation, da Sociedade Norte-Americana do Coração, tomam por base pessoas na faixa dos 50 anos de idade.

Para quantificar os efeitos da prevenção, os pesquisadores analisaram dados de dois importantes estudos de longo prazo que estão em andamento nos EUA, que incluem informações dietéticas, de estilo de vida e médicas sobre milhares de adultos, para estimar o impacto dos fatores de estilo de vida na expectativa de vida.

Especificamente, foram observados como cinco comportamentos afetaram a longevidade de uma pessoa: não fumar, ingerir uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente (mais de 30 minutos por dia de atividade moderada a vigorosa) manter um peso corporal saudável (18,5 a 24,9 kg/m) e consumo moderado de álcool (5 a 15 g/dia para mulheres, 5 a 30 g/dia para homens).

As mulheres foram acompanhadas ao longo de 34 anos e os homens por 27 anos. Nesse período, foram registrados 42.167 óbitos, dos quais 13.953 devidos a câncer e 10.689 devidos a doenças cardiovasculares.

Foco na prevenção

Seguir todos os cinco comportamentos do estilo de vida melhorou significativamente a longevidade tanto dos homens (12 anos a mais de expectativa de vida) quanto das mulheres (14 anos a mais de expectativa de vida).

Em comparação com as pessoas que não seguiram nenhum dos cinco hábitos saudáveis, as pessoas que seguiram todos os cinco tiveram 74% menos probabilidade de morrer durante o período de acompanhamento; 82% menos probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares e 65% menos probabilidade de morrer de câncer.

Houve uma associação direta entre cada comportamento individual e um risco reduzido de morte prematura, com a combinação de todos os cinco comportamentos mostrando a maior proteção.

"Quantificar a associação entre fatores de estilo de vida saudável e maior expectativa de vida é importante não apenas para mudanças comportamentais individuais, mas também para os comunicadores e os formuladores de políticas de saúde. É fundamental colocar a prevenção em primeiro lugar. A prevenção, através de modificações na dieta e no estilo de vida, traz enormes benefícios em termos de reduzir a ocorrência de doenças crônicas, melhorar a expectativa de vida, como mostrado neste estudo, e reduzir os custos de saúde," disse o Dr. Frank Hu, da Universidade de Harvard, um dos autores do estudo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Qualidade de Vida

Rejuvenescimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.