08/03/2024

ChatGPT passa no teste de Turing e ganha dos humanos em humanidade

Redação do Diário da Saúde
ChatGPT passa no teste de Turing e ganha dos humanos em humanidade
O programa de inteligência artificial mostrou-se surpreendentemente "humano".
[Imagem: Qiaozhu Mei et al. - 10.1073/pnas.2313925121]

IA mais humana do que humanos

Cientistas concluíram que o sistema de inteligência artificial ChatGPT-4 passou no teste de Turing, provando ser indistinguível de um ser humano real, mesmo quando métodos estatísticos foram usados para tentar detectá-lo.

Mais do que isso, o ChatGPT-4 demonstrou mais "humanidade" do que alguns dos seres humanos reais contra os quais ele foi testado, mostrando-se mais cooperativo, altruísta, confiante, generoso e propenso a retribuir um favor do que o ser humano médio incluído no teste.

Qiaozhu Mei e colegas da Universidade de Michigan (EUA) pediram ao ChatGPT que respondesse a perguntas de pesquisas psicológicas e jogasse jogos interativos que avaliam confiança, justiça, aversão ao risco, altruísmo e cooperação. Em seguida, eles compararam as escolhas do ChatGPT com as escolhas de 108.314 humanos de mais de 50 países.

A primeira conclusão é que o ChatGPT-4 passou no teste de Turing, apresentando traços comportamentais e de personalidade que não puderam ser estatisticamente diferenciados de respostas humanas selecionadas aleatoriamente. Por exemplo, tanto os humanos como o programa de inteligência artificial tornaram-se mais generosos quando informados de que suas escolhas seriam observadas por terceiros; e ambos modificaram seus comportamentos após experimentarem diferentes papéis em um jogo ou em resposta a diferentes enquadramentos da mesma situação estratégica.

No entanto, os comportamentos da inteligência artificial tenderam a ser mais cooperativos e altruístas do que o comportamento humano médio, apresentando maior confiança, maior generosidade e maior reciprocidade.

A equipe afirma que isso sugere que a inteligência artificial poderia ser usada em aplicações como negociação, resolução de conflitos, atendimento ao cliente e prestação de cuidados.

Checagem com artigo científico:

Artigo: A Turing test of whether AI chatbots are behaviorally similar to humans
Autores: Qiaozhu Mei, Yutong Xie, Walter Yuan, Matthew O. Jackson
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 121 (9) e2313925121
DOI: 10.1073/pnas.2313925121
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Softwares

Relacionamentos

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.