23/11/2023

Cérebro humano possui sistema natural para observar nossos erros

Redação do Diário da Saúde
Cérebro humano possui sistema natural para observar nossos erros
A pesquisa demonstra que o cérebro humano possui um sistema intrínseco de detecção de erros em nossas ações, e se adapta a cada evento.
[Imagem: Tim Schoon-University of Iowa]

Como o cérebro vê nossos erros

Pesquisadores descobriram que o cérebro humano consegue distinguir entre um resultado causado por erro humano - nosso erro - e outro em que nossa tomada de decisão é isenta de culpa. O cérebro leva apenas um segundo para distinguir uma coisa da outra; mas, nos casos que envolvem erro humano, ele gasta um tempo extra para catalogar o erro.

Dito de outro modo, a mente humana detecta seus próprios erros, não gosta deles e arranja tempo para ponderar sobre eles, eventualmente para evitar repeti-los.

"O aspecto inovador deste estudo é que o cérebro pode distinguir muito rapidamente se um resultado indesejável é devido a um erro (humano) ou a outra coisa," disse o professor Jan Wessel, da Universidade de Iowa (EUA). "Se o cérebro perceber que a causa foi um erro, ele iniciará processos adicionais para evitar mais erros, o que não acontecerá se o resultado não for devido à sua própria ação."

Sistema de detecção de erros

Os pesquisadores chegaram a essas conclusões sobre a capacidade do cérebro de separar o erro humano de um erro não autoinfligido pedindo a 76 jovens que olhassem para um conjunto de flechas e escolhessem a direção correta que uma flecha específica apontava. Quase todas as vezes que os voluntários respondiam - quase sempre corretamente, dada a simplicidade da tarefa - um triângulo aparecia na tela.

Mas, de vez em quando, outro símbolo (uma âncora, um sapo, um helicóptero, etc.) aparecia na tela, com a intenção de imitar uma "surpresa" ou resultado inesperado e, o que é mais importante, esses símbolos às vezes apareciam mesmo quando o voluntário respondia corretamente e esperava o símbolo do triângulo.

Quando mediram em três intervalos diferentes (350, 1.700 e 3.000 milissegundos) como o cérebro respondia às situações com o resultado padrão (o triângulo) e o resultado surpresa (um símbolo diferente), os pesquisadores constataram que o cérebro pode distinguir entre os dois resultados após cerca de um segundo (1.000 milissegundos).

Ponderando sobre os próprios erros

Foi aí que surgiu a novidade do experimento: Se a razão do resultado fosse um erro humano real, o cérebro permanecia ativo por mais dois a três segundos, o que significa que o cérebro percebe que foi cometido um erro e, essencialmente, quer aprender com ele.

"De fato, descobrimos que, embora tanto os erros quanto os resultados inesperados de ações corretas tenham levado a uma atividade neural comparável desde o início, apenas os erros mostraram atividade cerebral confiável e sustentada mais de um segundo após a resposta," reforçou Wessel.

Isso dá suporte à ideia de que nosso cérebro possui um sistema intrínseco de detecção de erros. "No frigir dos ovos, isto demonstra que temos sistemas genuínos e específicos para erros no cérebro humano que detectam os nossos erros de ação que desencadeiam respostas adaptativas, tais como o abrandamento estratégico das ações em curso," concluiu Wessel.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Early action error processing is due to domain-general surprise while later processing is error-specific
Autores: Yoojeong Choo, Alec Mather, Jan R. Wessel
Publicação: JNeurosci
Vol.: 43 (45) 7678-7689
DOI: 10.1523/JNEUROSCI.1334-23.2023
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Cérebro

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.