20/09/2023

Canções de amor de outras culturas não são fáceis de reconhecer

Redação do Diário da Saúde
Canções de amor de outras culturas não são fáceis de reconhecer
Se você quiser cantar para o seu amor, é melhor cantar no idioma nativo dele(a).
[Imagem: Pixabay]

Isso é uma música de amor?

Pessoas de todo o mundo, de todas as culturas, conseguem reconhecer os mesmos temas musicais nas músicas de outras culturas - à exceção das canções de amor.

"Ao redor de todo o mundo, as pessoas cantam de maneira semelhante. A música está profundamente enraizada na interação social humana," disse o professor Samuel Mehr, da Universidade de Yale (EUA).

Os pesquisadores tocaram trechos de 14 segundos de vocais de um banco de músicas, coletadas de diversas culturas, para mais de 5.000 pessoas de 49 países, incluindo até mesmo indivíduos que vivem em grupos pequenos e relativamente isolados em comunidades de não mais do que 100 pessoas. Além disso, ao contrário da maioria dos experimentos de psicologia, que são realizados em um idioma, este experimento foi realizado em 31 idiomas.

Eles então pediram aos ouvintes que classificassem a probabilidade de cada trecho ser de um dentre quatro tipos de música: Música para dançar, canção de ninar, música curativa ou música de amor.

Independentemente do idioma utilizado no questionário, pessoas de todas as culturas conseguiram identificar facilmente músicas dançantes, canções de ninar e, em menor grau, músicas criadas para curar. O reconhecimento do que os pesquisadores identificaram como canções de amor, no entanto, ficou bem atrás.

Por exemplo, quando as respostas foram analisadas com base em agrupamentos linguísticos, 27 dos 28 grupos classificaram corretamente as canções de dança como mais apropriadas para dançar do que outras canções. Todos os 28 grupos foram capazes de identificar canções de ninar. Mas apenas 12 dos 28 grupos conseguiram identificar as canções de amor de outras culturas.

Fale de amor no seu idioma

Por que a dificuldade em identificar temas musicais sobre o amor?

"Uma razão para isto pode ser que as canções de amor podem ser uma categoria particularmente confusa, que inclui canções que expressam felicidade e atração, mas também tristeza e ciúme," disse Lidya Yurdum, da Universidade de Amsterdã (Países Baixos). "Os voluntários que ouviram canções de amor de países vizinhos e em línguas relacionadas com as suas, na verdade, tiveram um desempenho um pouco melhor, provavelmente por causa das pistas linguísticas e culturais familiares."

Contudo, excetuando-se as canções de amor, as avaliações dos ouvintes foram amplamente precisas, consistentes entre si e não explicadas por sua proximidade linguística ou geográfica com o cantor, mostrando que a diversidade musical é sustentada por fenômenos psicológicos universais.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Universal interpretations of vocal music
Autores: Lidya Yurdum, Manvir Singh, Luke Glowacki, Thomas Vardy, Quentin D. Atkinson, Courtney B. Hilton, Disa Sauter, Max M. Krasnow, Samuel A. Mehr
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 120 (37) e2218593120
DOI: 10.1073/pnas.2218593120
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Mente

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.