08/03/2024

Câncer da próstata não é uma doença única: São duas doenças diferentes

Redação do Diário da Saúde
Câncer da próstata não é uma doença única: São duas doenças diferentes
A descoberta ajudará a melhorar o diagnóstico e os tratamentos.
[Imagem: Dan J. Woodcock et al. - 10.1016/j.xgen.2024.100511]

Evotipos

A inteligência artificial ajudou os cientistas a revelar uma nova forma agressiva de câncer da próstata que poderá revolucionar a forma como a doença é diagnosticada e tratada no futuro.

Os dados mostraram que o câncer de próstata na verdade inclui dois subtipos diferentes, denominados evotipos.

Os pesquisadores usaram IA para estudar alterações no DNA de amostras de câncer de próstata (usando sequenciamento completo do genoma) de 159 pacientes.

Eles identificaram dois grupos distintos de câncer entre esses pacientes. Esses dois grupos foram confirmados pelo uso de outras duas abordagens matemáticas aplicadas a diferentes aspectos dos dados. Finalmente, a descoberta foi validada em outros conjuntos de dados independentes do Canadá e da Austrália.

Integrando todas as informações, a equipe conseguiu gerar uma árvore evolutiva que mostra como os dois subtipos do câncer de próstata se desenvolvem, convergindo em última análise em dois tipos distintos de doenças, denominados evotipos.

"Esta compreensão é fundamental, já que nos permite classificar os tumores com base na forma como o câncer evolui, em vez de apenas em mutações genéticas individuais ou padrões de expressão," disse o professor Dan Woodcock, da Universidade de Oxford (Reino Unido).

Melhorias para todos

O objetivo da equipe agora é desenvolver um teste genético que, quando combinado com a classificação convencional, possa fornecer um prognóstico mais preciso para cada paciente, permitindo decisões de tratamento personalizadas.

"Este estudo é muito importante porque até agora pensávamos que o câncer da próstata era apenas um tipo de doença. Mas só agora, com os avanços na inteligência artificial, conseguimos mostrar que existem, na verdade, dois subtipos diferentes em jogo. Esperamos que as descobertas não só salvem vidas através de melhores diagnósticos e tratamentos personalizados no futuro, mas também possam ajudar os pesquisadores que trabalham noutras áreas do câncer a compreender melhor outros tipos de câncer," concluiu o professor Colin Cooper, da Universidade de East Anglia (Reino Unido).

Checagem com artigo científico:

Artigo: Genomic evolution shapes prostate cancer disease type
Autores: Dan J. Woodcock, Atef Sahli, Ruxandra Teslo, Vinayak Bhandari, Andreas J. Gruber, Aleksandra Ziubroniewicz, Gunes Gundem, Yaobo Xu, Adam Butler, Ezequiel Anokian, Bernard J. Pope, Chol-Hee Jung, Maxime Tarabichi, Stefan C. Dentro, J. Henry R. Farmery, Peter Van Loo, Anne Y. Warren, Vincent Gnanapragasam, Freddie C. Hamdy, G. Steven Bova, Christopher S. Foster, David E. Neal, Yong-Jie Lu, Zsofia Kote-Jarai, Michael Fraser, Robert G. Bristow, Paul C. Boutros, Anthony J. Costello, Niall M. Corcoran, Christopher M. Hovens, Charlie E. Massie, Andy G. Lynch, Daniel S. Brewer, Rosalind A. Eeles, Colin S. Cooper, David C. Wedge
Publicação: Cell Genomics
DOI: 10.1016/j.xgen.2024.100511
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde do Homem

Câncer

Genética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.